Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT reforça alerta e dicas para um trânsito seguro no Carnaval




19.02.20 15:30


O Carnaval está chegando e como este é um período de festa, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju reforça as orientações para que o feriado seja de tranquilidade e segurança no trânsito nas ruas e avenidas da capital sergipana. 
 
Se beber, não dirija
Essa é a regra número um para os motoristas. Por ser uma época de festa, muitas pessoas celebram o carnaval consumindo bebidas alcoólicas. Mas, por menor que seja o consumo, o cidadão não deve dirigir após a ingestão desse tipo de bebida. Além do risco de pagamento de multa de quase R$3 mil e apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), essa atitude pode causar acidentes e comprometer vidas. A recomendação é buscar uma carona, transporte público, táxi ou outro tipo de transporte. 
 
Tire o celular da mão
Usar o celular nas mãos é proibido por colocar a vida do motorista, passageiros e terceiros em risco. A infração nesse caso é gravíssima e pode gerar ao condutor sete pontos na CNH e multa de R$293,47. Para quem precisa se localizar com a ajuda de GPS, a orientação é fixar o smartphone no painel – ou, para quem está acompanhado, pedir para o carona ir acompanhando. Um detalhe que muitos não se atentam é que o manuseio do aparelho é proibido até nas paradas diante do sinal vermelho. Para utilizar o celular no banco do motorista sem perigo, o veículo precisa estar desligado e devidamente estacionado. 
 
Respeite o limite de velocidade das vias
Apesar de as grandes vias de Aracaju ficarem com menos trânsito durante o feriado, os condutores não devem exceder a velocidade máxima das vias, pois isso configura infração e pode colocar pode resultar em acidentes. A orientação é respeitar sempre o limite de velocidade permitido das vias. 
 
Faça uma revisão no veículo
Especialmente para quem vai pegar a estrada rumo ao interior ou outros Estados, mas também para quem fica na cidade: estar com a manutenção do veículo em dia é garantia de segurança para o condutor e todos que ele transporta. Equipamentos de iluminação e sinalização, assim como o calibramento dos pneus, são prioridades entre os itens que devem ser checados. 

Todos devem usar cinto de segurança 
É o acessório que combina com qualquer fantasia neste carnaval – e em qualquer época do ano. Vale para todos os ocupantes, seja nos bancos dianteiros ou nos de trás. Utilizar os cintos é essencial em qualquer percurso, longo ou curto, em cidade ou estrada.  
 
Atravesse na faixa de pedestres
Quem se desloca a pé pelas ruas e avenidas da cidade também deve fazer sua parte, obedecendo todas as normas de segurança. A travessia em ruas e avenidas de grande movimento deve ser feita apenas pela faixa de pedestre. Além de segurança viária, esse bom comportamento contribui também para a organização do trânsito. 
 
Descanse antes de dirigir 
O cansaço é inimigo da condução segura: se passou da hora na festa ou dormiu mal na noite anterior, evite dirigir. Conduzir o veículo com sono ou com os reflexos em baixa é algo extremamente perigoso e que pode ter consequências fatais.
 
Atenção com crianças e pets
Crianças penduradas no banco de trás do carro não pode. O motorista está infringindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e ainda deixando todos vulneráveis a ferimentos graves e fatais em caso de acidente. Os pequenos devem usar cadeiras ou assentos específicos para a sua idade. Equipamentos de retenção também são obrigatórios para pets a bordo no carro.
 
Cuidado ao organizar a bagagem
Essa dica é para quem vai viajar ou transportar muitas coisas no Carnaval: todos os objetos devem ser transportados no porta-malas do veículo – nada deve estar solto nos bancos.
 
Em caso de ocorrência, acione a SMTT
O trabalho da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito não para. Agentes de trânsito estarão nas ruas e também na Central de Monitoramento. A população pode e deve colaborar com o trabalho do órgão em prol da segurança e da mobilidade urbana comunicando qualquer ocorrência no trânsito de Aracaju pelo telefone 118.








Contatos

banner-fala-cidadao3