Open Source Sofware

Busca

Campanhas 2023

Dia Internacional do Pedestre: SMTT realiza ação educativa no Centro da cidade




08.08.22 15:34

 

O Dia Internacional do Pedestre, comemorado nesta segunda-feira, 8, foi celebrado na capital sergipana com uma ação educativa realizada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), na travessa Benjamin Constant, no Centro da cidade. A atividade lúdica chamou a atenção dos pedestres e dos motoristas para a importância do respeito à faixa para a construção de um trânsito mais seguro para todos. O local da ação foi escolhido estrategicamente, por ser uma região de grande fluxo de pedestres. 

A estudante Gisele dos Santos elogiou a iniciativa da SMTT voltada para a segurança dos pedestres. "Essas ações são importantes para chamar a atenção não só dos pedestres, mas também dos motoristas porque muitos não respeitam a faixa. Muito legal a iniciativa da SMTT”, aponta. 

Já o aposentado José Reginaldo, reforça a importância das pessoas serem conscientes e respeitarem a faixa de pedestre. “Nós, pedestres, somos a parte mais vulnerável do trânsito. Precisamos de mais consciência dos condutores no respeito a faixa de pedestre. Muitos, infelizmente, ainda não param antes da faixa para gente fazer a travessia. Por isso, as ações educativas são tão importantes”, conta.
 
Mais consciência, menos acidentes

Somente nos primeiros sete meses deste ano, foram registrados, em Aracaju, seis mortes de pedestres no trânsito da cidade. No ano de 2021, no total, foram 12 óbitos de pedestres, segundo dados da SMTT, Instituto Médico Legal (IML) e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).

O superintendente da SMTT, Renato Telles, reitera que a conscientização da população é fundamental para a redução dos índices de sinistros e óbitos no trânsito. 

“Temos uma equipe de Educação para o Trânsito que realiza, diariamente, ações educativas em vários pontos da cidade para chamar a atenção de toda a população para a segurança no trânsito. E as atividades em faixa de pedestre são constantes. Mas precisamos, é fato, de mais conscientização de todos, respeitando a faixa e as demais sinalizações para termos um trânsito com menos acidentes”, afirma Telles.

Renato ressalta, ainda, que a SMTT vem intensificando a pintura de faixas de pedestres na cidade. Nesta segunda, por exemplo, a equipe de Sinalização do órgão fez a pintura de faixas na região do Centro. 

“Fazemos um levantamento dos pontos que estão precisando de reforço na pintura das faixas e a nossa equipe de Sinalização faz esse trabalho. É um serviço realizado diariamente. A Prefeitura vem intensificando a pintura das sinalizações e pedimos a todos que fazem parte do trânsito que respeitem as leis e as sinalizações para a segurança de todos”, alerta o superintendente da SMTT. 

Mais ações

Durante esta semana, as ações da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT serão voltadas para os pedestres. Veja a programação:
- Terça (09/08)
Ação na faixa de pedestre da avenida Otoniel Dórea, às 8h30.
- Quarta (10/08)

Ação na faixa de pedestre no cruzamento das ruas Santa Catarina com Vereador João Claro, às 8h30.
- Quinta (11/08)

Ação na faixa de pedestre da avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, às 8h30.

Contatos

banner-fala-cidadao3