Open Source Sofware

Busca

Campanhas 2023

Parceria entre Prefeitura Aracaju e Governo do Estado celebra Dia das Crianças no 17 de Março




18.10.17 15:51

 

Em um clima de muita alegria, os moradores dos bairros 17 de Março e Santa Maria aproveitaram este Dia das Crianças. O evento realizado  pela Prefeitura de Aracaju e pelo Governo do Estado, na manhã desta quinta-feira, 12, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mariana Martins Moura Sousa, contou com atividades lúdicas, serviços e muito lazer.
 
A parceria entre as administrações Municipal e Estadual redeu ao público que prestigiou um dia de muita alegria e acesso aos programas de ambos os governos.  A Prefeitura atuou através de suas secretarias e disponibilizou atividades esportivas, atualização do cartão de vacina, peças teatrais e apresentações de grupos de dança. Também fez sucesso entre as crianças os brinquedos colocados à disposição de todas elas. O intuito foi demonstrar o cuidado com o futuro da sociedade sergipana. “Hoje nós demonstramos que essa parceria com o Governo do Estado nos permite fazer mais e melhor. Os protagonistas desse evento são as crianças. O nosso compromisso é que o dia delas seja todos os dias e esse planejamento conjunto vai permitir isso” explica o prefeito Edvaldo Nogueira.
 
As crianças puderam contar com o apoio das secretarias para tirar seus documentos de identidade, cuidar da beleza e aprender, através de ações lúdicas, as funções e atribuições do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e das forças que integram a Secretaria de Segurança Pública (SSP), entre outras coisas. “Essa é uma festa que tem a cara do nosso compromisso social. Ou seja, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju conseguiu realizar um evento com a cara do povo sergipano. Eu estou impressionado pela beleza da festa, a organização e pela competência do trabalho desempenhado” afirma o governador Jackson Barreto.
 
Inclusão, lazer e saúde
 
A escolha do local não foi por acaso. Foi consenso entre as duas administrações a necessidade de valorizar as crianças mais carentes. Essa sintonia foi demonstrada com uma organização exemplar do evento e com a atenção dada aqueles que mais necessitam. “Por conta dos problemas financeiros não pudemos levar essa festa para todos os bairros, mas em um esforço com o Governo Estadual, em uma parceria que está dando super certo, nós conseguimos realizar aqui no 17 de Março, que é uma comunidade que conta com muitas crianças e que precisa de opções. Nós conseguimos trazer informação, cultura e animação e acho que a comunidade sai fortalecida com isso” ressaltou a vice-prefeita Eliane Aquino.
 
Além do lazer, também foram abordados temas importantes como trabalho infantil, saúde e cidadania. Desta maneira, foi possível promover uma integração entre a comunidade e o poder público. "Foi um momento muito especial onde as crianças e suas famílias puderam desfrutar de atividades lúdicas, esportivas e de saúde. O foco foi promover ações de integração e cidadania para as crianças e famílias da capital. As festividades também buscam o fortalecimento das políticas públicas voltadas para os pequenos aracajuanos. Buscamos alertar e mobilizar toda a comunidade sobre a necessidade do enfrentamento ao trabalho infantil. Foi uma manhã muito especial e gratificante", afirma o secretário de Estado da Inclusão Social, Zezinho Sobral.
 
O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, comemorou a parceria e a realização do evento. Através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), o esporte ganhou destaque no evento. "A Prefeitura de Aracaju se junta com o Governo do Estado fazendo uma parceria de fundamental importância para proporcionar um dia de lazer, nesse dia de todas as crianças. O local escolhido não podia ser melhor, porque o bairro 17 de Março abriga crianças que precisam deste incentivo. Nossa secretaria participa da programação com atividades recreativas e lúdicas para proporcionar um dia de grande felicidade", explica Jorge Araujo. 
Para a secretária de Saúde, Waneska Barboza, o evento demonstrou o compromisso que a gestão do município tem com a parcela da população que mais necessita das intervenções do poder público. "A Secretaria Municipal de Saúde não poderia deixar de fazer parte das ações intersetoriais da Prefeitura, e veio hoje contribuir com várias ações, como, por exemplo, vacinações e apresentações da Academia da Cidade. Durante o evento percebemos nos olhares das crianças e dos pais a felicidade de poder fazer parte dessa festa, e isso muito nos alegra, pois precisamos trabalhar cada vez mais em prol de quem mais necessita da assistência promovida pelas administrações públicas", comemor Waneska. 
   
Alegria contagiante
Os pequenos e seus pais não escondiam o sorriso quando visualizam todo o aparato disponibilizado para esse dia de lazer e cidadania. O local que já costuma contar com a presença das crianças foi aperfeiçoado para deixar a data ainda mais especial. . “O evento é muito bom. Os meninos já costumam vir brincar aqui, mas hoje é um dia especial e eles estão curtindo muito”, afirma Deise Rocha, 23 anos, e mãe de três filhos.
Livia Freitas, 28 anos, mãe de cinco crianças concorda. Além de trazer seus filhos, a moça também cuidava dos seus vizinhos. As pinturas no rosto e os pirulitos na boca são prova da diversão. “Eu acho o evento muito bacana. É sempre bom quando promovem diversão para nossas crianças. Além disso, hoje trouxeram vários serviços, mostrando o cuidado com a gente”, confirma.
 
Quem também estava exultante de alegria era Iandra Raele. A menina de dez anos havia acabado de ganhar um brinde, em um dos sorteios que ocorreram no evento. “Eu ganhei uma blusa e uma sandália, fiquei muito feliz. A festa está maravilhosa e eu já brinquei em tudo aqui”, conta. 
 
Serviços
 
A Prefeitura de Aracaju levou ao evento serviços da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp), Superintendência Municipal do Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Secretaria Municipal da Comunicação (Secom).
Já o Governo do Estado participou através da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Corpo de Bombeiros (CBM), Defesa Civil, Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). 

Contatos

banner-fala-cidadao3