Open Source Sofware

Busca

Campanhas 2023

SMTT inicia campanha de conscientização para uso de máscara no transporte público




13.04.22 14:20

 

Conscientizar a população para a importância de manter o uso da máscara de proteção nos ônibus e nos terminais de integração do transporte público. Esse é o objetivo da campanha educativa iniciada nesta terça-feira, 12, pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju, no Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes, localizado na região dos mercados centrais.  

 

 

Equipes da SMTT distribuíram panfletos e conversaram com os usuários do transporte, recomendando o uso da máscara. A campanha continuará pelos próximos dias e passará por todos os terminais de integração da cidade. 
 

 

O superintendente da SMTT, Renato Telles, explica que o uso da máscara passou a ser facultativo, mas que em locais de grande fluxo, como os terminais e os ônibus, é importante continuar fazendo uso da proteção. Além dos panfletos, cartazes foram afixados nos terminais e no interior dos ônibus.  
 

 

“Os casos de covid-19 estão em queda, mas os órgãos de Saúde recomendam que as pessoas continuem usando máscara em locais de grande fluxo de pessoas como é o caso, por exemplo, dos terminais e dos ônibus. Por isso, iniciamos a campanha para conscientizar quem utiliza o transporte público. A Prefeitura continua trabalhando contra o coronavírus e precisamos também da colaboração da população. Se for utilizar o transporte coletivo, use a proteção e não esqueça também de completar o ciclo vacinal”, reforça Renato.   
 

 

População consciente

 

No primeiro dia de campanha, as equipes da SMTT constataram que a maioria dos usuários do transporte público continua fazendo uso da máscara. Uma dessas pessoas que não abre mão do equipamento de proteção individual é a cuidadora de idosos Eliana Santana. 
 

 

"Eu não deixo de usar máscara em momento nenhum. Uso no transporte público e no meu local de trabalho também ainda mais que trabalho cuidando de uma pessoa idosa, então preciso fazer minha parte, me protegendo e protegendo ela", conta a usuário do sistema.  
 

 

A empregada doméstica Maria José Vieira também não se descuida e avalia como importante campanhas para conscientizar a população. "A doença não acabou, então precisamos continuar nos cuidando e cuidando de quem a gente ama. Eu acho importantíssimo campanhas para lembrar a população que pelo menos em locais fechados e que tenha muita gente é preciso usar máscara", finaliza. 
 

 

Uso da máscara


A Prefeitura de Aracaju flexibilizou o uso da máscara na capital, por meio do Decreto municipal n⁰ 6.761/2022, o qual tornou o uso de máscara facultativo em ambientes abertos e fechados, com base na redução dos casos de covid-19. 

 

O decreto recomenda, e não mais obriga, o uso da máscara em ambientes fechados ou abertos com grande fluxo de pessoas, e orienta a manutenção do uso da proteção às pessoas com sintomas de resfriados e síndromes gripais; pessoas com mais de 60 anos; pessoas com doenças crônicas e gestantes; pessoas não vacinadas contra a covid-19 ou que ainda não estão com o esquema vacinal completo; pessoas imunossuprimidas; e pessoas que tiveram contato com sintomáticos ou profissionais de saúde.


Contatos

banner-fala-cidadao3