08.02.24 19:04
Com cartazes, cânticos educativos, panfletos e instruções sobre trânsito seguro, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou nesta quinta-feira, 8, na avenida Ivo do Prado, no bairro São José, uma ação educativa com foco na prevenção de sinistros durante o carnaval.
A equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) e agentes da SMTT abordaram motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas que transitavam pelo local para reforçar as boas práticas no trânsito, que são fundamentais para a preservação da via.
“Orientamos a população sobre a manutenção dos veículos, o uso dos equipamentos de segurança, a desassociação de álcool e direção, entre outras medidas que são fundamentais para evitar sinistros de trânsito. O período carnavalesco está começando e é importante que as pessoas sejam conscientes e responsáveis também no trânsito”, ressalta o integrante da CET e agente de trânsito, Reinato Santos.
Ele elenca ainda outras boas práticas que devem ser adotadas no trânsito. “O uso do capacete e de calçados fechados por parte dos motociclistas, o uso dos cintos de segurança, tanto para os que estiverem nos bancos da frente quanto para os que estiverem nos bancos de trás dos veículos e o respeito aos limites de velocidade são medidas de segurança”, conta Reinato.
O motociclista Sérgio Trindade, que é operador de caixa, avalia que as ações educativas beneficiam toda a população. “No Carnaval, as infrações de trânsito são mais comuns e a união de álcool e direção não combina nunca”, afirma.
Como pedestre, a técnica de enfermagem Luzimery Batista aprovou as instruções oferecidas durante a ação educativa. “A maioria das pessoas sabe o que é certo a se fazer e mesmo assim escolhe a travessia fora da faixa de pedestre, por exemplo, sem observar a via antes. E tem também os motoristas que não respeitam a faixa e avançam, mesmo quando o sinal está fechado. A educação deve ser respeitada por todos”, diz.
Gravidade no trânsito
A responsável técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Lidiane Gonçalves, também participou da blitz educativa organizada pela SMTT e destaca que, conforme dados levantados pelo órgão, os comportamentos que ocasionam os sinistros de trânsito e os óbitos nas vias se repetem.
“Os principais fatores de risco têm sido o uso de álcool e direção, o excesso de velocidade e de manobras inadequadas, daí a necessidade de repassar à população ações de educação para o trânsito, como a que ocorre hoje, em parceria com a SMTT de Aracaju”, afirma.
O pintor de automóveis Everson Reis é enfático ao afirmar que ações educativas como as da SMTT de Aracaju precisam acontecer. “A maior parte das pessoas, infelizmente, não é educada no trânsito e uma blitz como essa surte efeito na sociedade”, enfatiza.
Já a assistente administrativo Tatiane Reis reconhece a relevância da educação para o trânsito. “Ações educativas são muito importantes porque, em sua maioria, os condutores e os motociclistas não estão respeitando às leis de trânsito”, diz.