12.07.24 17:23
Conforme cronograma anual das atividades da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, uma ação sensibilizadora foi realizada nesta sexta-feira, 12, desta vez na avenida Etelvino Alves de Lima, no bairro Inácio Barbosa. Condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres foram contemplados com diálogos instrutivos, entrega de panfletos e paródias educativas. O objetivo foi contribuir para a mudança de comportamento da população e fomentar o respeito às sinalizações e às leis de trânsito.
Segundo o agente de trânsito e integrante da CET da SMTT, Reinato Santos, a avenida em questão é ponto estratégico, que liga a zona sul e a zona norte da capital, daí o fluxo intenso de veículos. “Além das movimentações intensas, há também o fluxo de bicicletas na localidade, por isso destacamos a importância do uso responsável da ciclovia, bastante acessada nessa avenida. Como exemplo, advertimos quanto à descida da bicicleta ao passar pela ciclovia, nunca pedalando ou fazendo uso de fones de ouvido”, explicou Reinato.
As dicas sobre o comportamento adequado no trânsito em valorização da vida foram bem recebidas pelos pedestres. O ajudante de vendas, José Agnaldo Leite, caracteriza a educação para o trânsito como uma boa ideia. “A educação faz parte dos esforços para salvar vidas. Quando os profissionais da SMTT estão nos semáforos, eles percebem melhor as movimentações do dia a dia e o tipo de ocorrências mais frequentes. Concordo que sempre tenha esse tipo de abordagem”, opinou o cidadão.
Como morador da localidade, o motociclista Berneval Sandes, que é analista de ESG, utiliza diariamente a avenida Etelvino Alves de Lima. “Ações educativas em trechos como esse são necessárias, dados os problemas enfrentados por quem utiliza as faixas de pedestres. Os motoristas não respeitam as faixas, e isso é fato é comprovado. Eu mesmo já presenciei situações em que o pedestre atravessava pela faixa e o motorista, em vez de diminuir, aumentava a velocidade do veículo, amedrontando o pedestre”, compartilhou.
O pedreiro Júlio César dos Santos é ciclista e assegura que enfrenta alguns desafios para concluir o trajeto pela avenida. “A ultrapassagem no sinal vermelho dos semáforos ameaça os ciclistas e é uma atitude comum na Etelvino Alves. Às vezes, o veículo pára no meio da ultrapassagem e nós, ciclistas, temos que fazer desvios para seguir nosso percurso. As ações educativas nesse local trazem, sim, mais segurança para todos”, afirmou Júlio César.
Mais ações
O uso coerente das faixas de pedestres também fez parte da ação educativa realizada nesta quinta-feira, 11, na avenida Ivo do Prado. As instruções dadas pela equipe da CET da SMTT também foram repassadas aos turistas que estiveram no local. Outra localidade contemplada com ações de educação para o trânsito durante a semana foi a avenida Adélia Franco, no bairro Luzia.