Open Source Sofware

Busca

Ciclista

Cerca de mil pessoas participaram do passeio ciclístico




12.03.13 13:45

 

Passeio ciclístico tem participação democrática (Fotos: Ascom/SMTT)


Compromisso com a cidadania. Assim foi a edição do Passeio Ciclístico ‘Aniversário Legal’ que aconteceu domingo, 10, em alusão aos 158 anos de Aracaju. Organizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal da Defesa Social, cerca de mil ciclistas de todas as idades e gêneros participaram do evento que provoca à iniciativa sustentável do modal e a repercutir gentileza no trânsito.


De acordo com o superintendente Nelson Felipe da Silva Filho, a ideia é levar o conceito de sustentabilidade associado à mobilidade. “A bicicleta é um meio de transporte que é seguro se o ciclista for atento aos equipamentos de segurança e se os condutores que dividem o trânsito também forem cidadãos ao ponto de respeitar seu espaço. No trânsito, todos somos iguais. E o passeio ciclístico acaba sendo uma ótima forma de comemorarmos o aniversário da nossa cidade, já que terá este modal evidenciado e melhor trabalhado nos próximos anos”, coloca Nelson Felipe.


Para o pintor Adelvan Santos, pedalar nunca é demais. “Sempre ando de bicicleta e acordar cedo no domingo para participar desse evento é muito bom. Foi bastante seguro e animado”, conta.


De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Mônica Liberato, a ocasião serviu como elo entre a cidadania e a mobilidade urbana. “Atingimos o nosso objetivo que é fazer a conscientização dos ciclistas a transitarem com segurança nas vias. O passeio, na verdade, também é a bicicletada da paz no trânsito. É muito bonito ver famílias, pais e filhos, todo mundo junto, unidos, e felizes. É realmente a união do nosso trabalho com a comunidade”, analisa Liberato.


A aposentada Maria de Lourdes Santana deixa claro que compartilhar o mesmo espaço com pessoas tão diferentes é um momento tão especial que faz questão de levar seu filho pequeno. “A gente precisa viver mais em harmonia no trânsito e temos que passar esse conhecimento para as novas gerações”, coloca.


O evento teve a participação dos efetivos da SMTT, com equipes de Agentes de Trânsito proporcionando segurança viária durante todo o circuito. A equipe da Guarda Municipal de Aracaju também atuou de forma eficiente. O passeio ciclístico teve apoio da TV Sergipe e o patrocínio da Universidade Tiradentes, Secretaria Municipal da Saúde, Petrobrás, Unimed, Celi, Shopping Riomar, Shopping Jardins, Norcon, Sinduscom, Coopertalse, Extra e Água Cristal.

Contatos

banner-fala-cidadao3