Open Source Sofware

Busca

Ciclista

Dia do Ciclista: SMTT ensina trânsito cidadão a alunos da rede municipal de ensino




19.08.14 19:23

 

Fotos - ASCOM SMTT

Teatro, música, brincadeiras e muito aprendizado resumem bem a manhã desta terça-feira, 19, na Escolinha de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania. Mais de 30 alunos da rede municipal de ensino foram recebidos na instituição para comemorar o Dia do Ciclista com noções de pedal e trânsito cidadão.


Os alunos das EMEFs Tenisson Ribeiro e Alcebíades Melo Vilas Boas tiveram aulas de como pedalar em vias sinalizadas e ciclovias, respeitando as leis de trânsito destinadas aos ciclistas e conhecendo também as demais regras para um percurso seguro. Eles também assistiram a vídeos, palestras educativas e à peça musical do Grupo de Teatro ‘Os Cones’ da SMTT.


De acordo com a secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, as crianças são um grande meio de favorecer a transformação do trânsito. “A criança é muito importante no ‘fazer cidadania’. A criança tem menos vícios, não tem práticas abusivas de desrespeito às leis, então trazê-las é também mostrar a ela que além da bicicleta ser um grande brinquedo, também permite ser usada como transporte, mas que tem regras para o uso”, falou.


Ela concluiu dizendo que trabalhar com criança é sempre prazeroso e delicado, e a Escolinha é preparada para isso. “A gente alia essa forma lúdica de conversar com as crianças com essa prática de cidadania que é o respeito às regras e colocar a bicicleta como um modal muito importante que ajuda a fazer uma sociedade diferente, que se preocupa com a saúde, com o meio ambiente e com o próximo”, explicou.


Um dos ciclistas que ajudou às crianças a pedalar foi Claudio Luiz Oliveira, do Aracaju Pedal e Vida. Antes de iniciar o trajeto, o cicloativista explicava aos alunos sobre o modo como subir na bike e outras instruções preparatórias. Ele deixou o carro de lado pela bicicleta e concorda que as crianças precisam ser instruídas desde cedo nesse sentido. “Eu não uso mais carro. E é preciso reeducar as crianças, pois o adulto já está formado, mas um pouco mais difícil”, disse.


Para o superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, é importante que as crianças tenham um tempo reservado para aprender mais sobre a prática do pedal e a harmonia do trânsito. “A SMTT entende que as soluções para a melhoria da mobilidade urbana passa pela bicicleta. Que o dia de hoje não seja apenas de reflexão, mas de mudança de postura em cada um de nós em percebermos que somos diretamente responsáveis pela melhoria da nossa cidade”, expressou.


Dia do Ciclista


O Dia do Ciclista foi instituído pelo Congresso Nacional em Projeto de Lei da Câmara nº 43, de 2008, após dois anos da morte do graduando em Biologia, Pedro Davison. O ciclista foi atingido por um motorista no Eixo Rodoviário do Distrito Federal. Além de não prestar socorro a Pedro Davison, o condutor do veículo transitava com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida.


Segundo a justificação do Projeto de Lei, o objetivo da data alusiva é incentivar “a população brasileira a praticar uma reflexão sobre os problemas do trânsito e sobre a conveniência de nos debruçarmos sobre a necessidade de pavimentarmos uma política que configure, na realidade, uma política de Estado voltada para garantis, a todos, efetiva Mobilidade Social”.

Contatos

banner-fala-cidadao3