Open Source Sofware

Busca

Ciclista

Comando Educativo orienta ciclistas na III Semana Municipal de Trânsito




05.05.15 23:58

 

José Alexandre de Jesus

Dando continuidade as ações da III Semana Municipal de Trânsito, promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), foi realizado na tarde desta terça-feira, 5, o segundo dia da campanha Comando Educativo, desta vez tendo como público alvo os ciclistas que transitavam pela avenida Tancredo Neves.


O coordenador de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos, ressalta da importância de ações educativas para ciclistas e aponta o modal cicloviário como uma solução para a mobilidade urbana em Aracaju. "Essa gestão ela tem mostrado uma preocupação especial com o ciclista, um exemplo é o Projeto Caju Bike, que estimula o uso da bicicleta não só como uma atividade de lazer, mas também uma atividade rotineira. As pessoas começam também a usar a bicicleta como um meio de transporte para o trabalho. O modal cicloviário também é parte das soluções de mobilidade urbana da nossa cidade".


"Este trabalho de conscientização é principalmente quanto à utilização correta das ciclovias, o respeito que se deve ter ao próximo, aos outros moldais os cuidados com a atenção no trânsito, hoje percebemos que as pessoas têm um comportamento, muitas vezes, individualista e isso prejudica a mobilidade, e que acabam também causando situações de risco, e é por isso que este trabalho se mostra importante pra que ciclistas e condutores formem sua consciência coletiva e seja mais respeitoso no trânsito", complementa Flávio Vasconcelos.


Para o zelador José Alexandre de Jesus, os condutores têm que ter consciência de que não estão só no trânsito. "Ações como esta são importantes, porque muitas vezes percebo que os condutores de veículos acham que só existem eles nas ruas, ignorando o ciclista, pedestres e os outros motoristas", diz. O encarregado de produção, Edeilton Batista dos Santos, achou o Comando Educativo para ciclistas importante por incentivar o uso correto das ciclovias. "Na ciclovia também tem o espaço para passagem de pedestres, e tenho notado que os próprios ciclistas desrespeitam este espaço e vice-versa", comenta o ciclista.


A auxiliar de enfermagem Greise Nunes vai além e acha que ações de respeito ao cliclista, não só beneficia e incentiva o uso do modal bicicleta, como também acaba contribuindo para a saúde do indivíduo e para o meio ambiente. "Acho bastante salutar, porque tanto incentiva quem está pedalando, como também orienta os que querem pedalar, pela falta de ciclovia em algumas regiões de Aracaju, além da bicicleta ser um meio de transporte muito agradável, muito libertador, você ir pro seu trabalho, você usá-la para o lazer, não agride o meio ambiente e acaba contribuindo também para o  nosso bem estar", finaliza Greise.  

 

As ações do Comando Educativo dentro da programação da III Semana Municipal de Trânsito, seguem na manhã desta quarta, 6, desta vez com os pedestres no Centro de Aracaju, e na noite desta sexta-feira, 8, com uma ação especial na Feira do Turista, da Orla de Atalaia. 

Contatos

banner-fala-cidadao3