Open Source Sofware

Busca

Ciclista

SMTT garante Área de Proteção à Prática do Ciclismo com bloqueios programados na Orla




18.12.20 19:04



Em funcionamento desde setembro de 2017, quando foi criada e normatizada pelo decreto municipal n° 6230, a Área de Proteção à Prática do Ciclismo (APPC), na avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, é coordenada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e está disponível às terças e quintas-feiras, das 4h30 e 6h30, e aos sábados, das 5h às 10h. 

 
Para garantir a segurança dos ciclistas, os agentes da SMTT bloqueiam pontos estratégicos da avenida, a fim de evitar o fluxo de carros, motos e ônibus. Além disso, um trajeto alternativo é montado para desviar o fluxo, que é pequeno devido ao horário.

 
“A criação da APPC foi comemorada pelos adeptos do ciclismo e é um importante incentivo ao esporte na cidade. Nos dias de funcionamento, os agentes ficam no local para retirar os veículos que porventura estejam estacionados e para evitar que outros veículos circulem na região, oferecendo risco aos praticantes. Mas precisamos também que os condutores fiquem atentos e respeitem os bloqueios para a segurança de todos”, alerta o superintendente Renato Telles.

 
O condutor que insistir em desrespeitar a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito pode ser autuado, conforme o Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 
O coordenador de Trânsito da SMTT, Maurício Madureira, explica os pontos de bloqueio para o funcionamento da APPC. “O primeiro bloqueio é efetuado pelos agentes próximo ao cruzamento da avenida Santos Dumont com a rua Deputado Clóvis Rollemberg, por onde os veículos que vêm da Aruana são desviados. O segundo bloqueio fica próximo ao retorno do Oceanário”, explica.

 
O percurso da APPC, cuja extensão é de 2,5 Km, compreende a área que vai do antigo hotel Parque dos Coqueiros até o Oceanário, na via com sentido Praia/Centro.



Contatos

banner-fala-cidadao3