Open Source Sofware

Busca

Mobilidade Reduzida

‘Essa vaga não é sua nem por um minuto’ acontecerá dia 11




09.04.14 17:32

 

Ação realizada pela agência TheGetz, em Curitiba, a “sua” vaga foi ocupada por uma cadeira para deficiente e estimula a conscientização (Foto: Web)

Para dar mais abrangência às questões de cidadania trabalhadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, vai lançar a campanha "Essa vaga não é sua nem por um minuto" em Aracaju na próxima sexta, 11. Em parceria com o vereador Lucas Aribé, a ação educativa acontecerá no estacionamento do Shopping Jardins. O ponto de encontro será na portaria C.  


De forma pioneira em Aracaju, o ato consiste em ocupar com cadeiras de rodas aquelas vagas que não são preferenciais. O intuito é conscientizar a comunidade quanto ao respeito à vaga preferencial em locais públicos, promovendo reflexão e impacto social. "Ao ocupar uma vaga reservada para idosos ou pessoas com deficiência, a pessoa deixa de pensar no próximo e ainda age contra a lei. A cidadania é uma questão que não pode ser dissociada em momento algum", comenta o superintendente Nelson Felipe da Silva Filho.


Para a coordenadora de Educação para o Trânsito, Mônica Liberato, ao utilizar cadeiras de rodas como instrumento de conscientização na sociedade, o poder público demonstra sua preocupação com as atitudes imprudentes de quem não cumpre com a cidadania. "Quando ocupa uma vaga reservada para idoso ou deficiente físico, a pessoa perde a oportunidade de somar esforços pelas categorias que estão cada vez mais incluídas nos processos sócio-culturais de um povo. Acreditamos no impacto que uma campanha desse porte irá provocar nessas pessoas infratoras", avalia Liberato. "Duvido, inclusive, que as pessoas que participarem da ação educativa retornem a agir de forma tão abusiva novamente. A intenção é essa", completa.


Para o vereador Lucas Aribé, a conscientização serve para impactar e mobilizar as pessoas quanto ao cumprimento da lei de forma natural. "Ao contrário do que muitos pensam, colocar o carro em uma vaga que é reservada prejudica o outro que realmente necessita desse espaço. Estacionar o carro por um tempo pequeno não diferencia da falha de ocupar uma vaga que não é sua. Queremos promover a conscientização da comunidade para que justamente passem a respeitar mais esses espaços", explica Aribé.


Durante a campanha, quem estiver dentro do grupo de prioridade e ainda não possuir o cartão especial de identificação, poderá adquiri-lo com a SMTT na hora. "Será preciso apenas apresentar a documentação necessária para que seja confeccionado", comenta a coordenadora Mônica Liberato.


A campanha


A agência The Getz realizou esta campanha em Curitiba (PR) na tentativa de demonstrar a importância do respeito aos critérios de estacionamentos reservados para deficientes físicos, intitulando a mobilização de "Esta vaga não é sua nem por um minuto".


De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 181, inciso XVII, estacionar em vagas preferenciais sem portar o cartão especial de identificação é crime de trânsito e passível de multa.


Para fortalecer a campanha em Aracaju, a SMTT e o vereador contam com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE), Ministério Público Estadual, e instituições ligadas à causa, como o SESC, que levará um grupo de idosos para participar da mobilização. As empresas Pax Atalaia e Osaf cederão as cadeiras de rodas para realização do ato.

Contatos

banner-fala-cidadao3