Open Source Sofware

Busca

Mobilidade Reduzida

Acessibilidade: SMTT reserva rua Santa Rosa para estacionamento com vagas especiais no Forró Caju




23.06.15 14:22

Imagem: Google Maps


Para reafirmar o direito das pessoas com mobilidade reduzida, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, reserva durante o Forró Caju 2015, uma das ruas circunvizinhas à área do evento, para proporcionar aos idosos e pessoas com deficiência, vagas de estacionamento especiais e acesso rápido à festa.


No trecho entre a avenida Otoniel Dórea e a rua José do Prado Franco, a rua Santa Rosa, fica reservada durante os 12 dias do evento. Assim, após estacionar o veículo e apresentar a credencial de estacionamento especial ao agente de trânsito, o cidadão poderá chegar ao evento por um portão que dá acesso direto à festa e ao Camarote da Acessibilidade.


De acordo com o diretor de trânsito da SMTT, Cap. José Luiz Ferreira, as vagas especiais foram criadas para oferecer segurança e conforto aos idosos e pessoas com deficiência. “Nossa intenção ao isolar a rua Santa Rosa para o estacionamento especial é garantir a acessibilidade de pessoas com mais de 60 anos e deficientes. Cuidamos para que eles tenham acesso rápido e seguro ao evento”, explica.


No entanto, para ter acesso ao estacionamento, é obrigatório o uso do cartão que identifica o usuário das vagas de estacionamento especiais e a presença do titular da credencial. Segundo a Lei 9.503/97, que institui o Código de Trânsito (CTB), em seu art. 181, inciso XVII, estacionar em vagas para deficientes e idosos é infração leve, somando três pontos na carteira de habilitação e pagamento de multa de R$ 127,69. Em alguns casos, o veículo também pode ser removido do local.


No horário da festa, agentes de trânsito fiscalizam a área para impedir que outras pessoas sem autorização ocupem as vagas de estacionamento direcionadas legalmente às pessoas com mobilidade reduzida.


A credencial para estacionamento especial pode ser adquirida no serviço de atendimento ao público, na sede da SMTT, rua Roberto Fonseca (antiga rua G), nº 200, bairro Inácio Barbosa, no horário das 7h às 17 h.

Contatos

banner-fala-cidadao3