Open Source Sofware

Busca

Motorista

Seminário de Mobilidade Urbana prossegue na UFS




25.09.13 14:40

 

Foto: Ascom/SMTT

Em prosseguimento ao 1º Seminário Mobilidade Urbana e Segurança Pública, iniciado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na manhã desta terça-feira, 24, o superintendente Nelson Felipe, apresentou na tarde do mesmo dia, o "Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju" aos seminaristas. O evento aconteceu no auditório da Didática 6 da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e contou com a presença de diretores e agentes da SMTT, além de estudantes de arquitetura e urbanismo.



O superintendente da SMTT, Nelson Felipe, explicou em sua palestra como deverão funcionar os BRTs [Bus Rapid Transit] e as obras para a instalação dos corredores onde os veículos circularão. Falou sobre o processo de melhoria pelo qual o sistema de transporte público vem passando, a implantação de abrigos para usuários de ônibus e o projeto de bicicletas públicas, este, sendo analisado por empresa privada e viabilizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju.


De acordo com ele, o projeto para o compartilhamento de bicicletas é um dos carros-chefes do Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju. "Nós temos uma considerável malha cicloviária. São 56 quilômetros de ciclovias. E já temos um projeto para a interligação dessas ciclovias. As pessoas querem andar de bicicleta e a SMTT tem interesse que as pessoas utilizem transportes alternativos", fala.


Transporte público


A melhoria no transporte público também já está sendo trabalhada pela SMTT. Para o órgão, é importante que todos os meios de transporte estejam funcionando de forma integrada, dando ao usuário possibilidades de lazer e mobilidade mais confortáveis. "A Atalaia Transportes entregará já no final deste mês um lote com 30 novos ônibus. Até a metade de outubro entregará o restante, totalizando e solucionando o déficit de 100 ônibus", disse.


"Mobilidade urbana e caminhabilidade"


Para falar sobre o tema, a SMTT convidou o doutor Fábio Lúcio Lopes Zampieri, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). De acordo com ele, acessibilidade não deve ter somente foco nas pessoas com deficiência. "Acessibilidade tem a ver com a habilidade que as pessoas vão ter de usar os espaços públicos, como calçadas. Todas nós temos algum tipo de restrição, ou pode ter, seja ela sensorial, dificuldades de circulação ou motoras", explica.


Fiscalização eletrônica


Sobre o retorno dos dispositivos de fiscalização eletrônica nas principais vias da cidade, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, disse que é preciso inibir os condutores quanto a falta de respeito às regras de trânsito. "Em Aracaju, até o dia de ontem, aconteceram mais de 5.500 acidentes. Setenta e duas pessoas morreram até agora. São números alarmantes que a gente tem que mudar", enfatiza o superintendente.


Ele concluiu dizendo: "A nossa cidade já não é mais aquela cidade que parava às dez horas da noite. Temos muito que fazer e estamos apenas no começo, mas temos muita garra e disposição. Tanto os nossos agentes quanto os nossos diretores".



Contatos

banner-fala-cidadao3