Open Source Sofware

Busca

Motorista

Campanhas e fiscalização buscam conscientização no trânsito




21.12.11 13:00

A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), vem fazendo campanhas educativas para conscientizar os condutores quanto à responsabilidade no trânsito e também alertar aqueles reincidentes em infrações. Além das campanhas, a SMTT fiscaliza e autua os condutores que burlam as regras de trânsito, tentando evitar, ao máximo, acidentes.
No período de setembro de 2010 a setembro de 2011, as infrações mais autuadas foram estacionamento em locais proibidos, correspondendo a 9,4% do total, estacionamento em desacordo com a sinalização, como vagas de idosos e deficientes, com 8% dos casos, condução sem cinto de segurança, com 12,4%, condução utilizando aparelho celular, com 7,8%, e desrespeito ao sinal vermelho com 3,9%.
"Não estacionar em locais proibidos é uma questão de cidadania, pois é preciso respeitar o direito das pessoas com deficiência físicas e com prioridades, e também precisamos ganhar espaço nas vias, já que temos sérios problemas de fluidez por conta do crescimento vertiginoso da frota", explica o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo Paiva.
No mês passado, novas infrações tomaram proporções maiores no que dizem respeito a situações mais atuais, como o transporte clandestino, com 8,1%, e a faixa de pedestre, com 1,4%. "Estamos sendo mais rígidos na fiscalização de transportes clandestinos, pois é preciso defender o sistema regular de transporte. Com relação à faixa de pedestre, há três meses começamos uma forte campanha e já percebemos uma melhora tanto por parte do condutor, quanto do pedestre", explica o major.
Campanhas
Campanhas educativas através da mídia, panfletagem e ações como o Dia mundial em Memória as Vítimas de Trânsito e campanhas de redução da velocidade e respeito à faixa são ações prioritárias do SMTT. No entanto, as campanhas não são suficientes para uma parcela dos condutores que precisam ser fiscalizados para que mudem de comportamento e respeitem as regras. "Infelizmente ainda existe esse tipo de condutor que precisa saber que está sendo vigiado para seguir as normas", declara major Paiva.

Contatos

banner-fala-cidadao3