A obra garante, com maior segurança, o deslocamento dos pedestres (Fotos: DPS – SMTT)
09.08.12 20:19
Para melhor assegurar a mobilidade dos pedestres que passam pela avenida Heráclito Rollemberg Leite, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou na última terça-feira (7) a abertura de um trecho da ciclovia para introdução de uma faixa de pedestres. O término da obra está prevista para esta sexta-feira (10).
A medida garante o direito que cada cidadão tem de trafegar com facilidade pelas vias urbanas. Segundo a arquiteta da Diretoria de Planejamento e Sistema (DPS) da SMTT, Rita de Cássia, a obra assegura a melhoria na travessia de pedestres. "O nosso objetivo é afirmar que todos possam se deslocar de uma via para outra sem dificuldades. As faixas de pedestre ajudam a garantir a acessibilidade, independente das condições físicas da pessoa, oferecendo também as condições básicas para que cada um se movimente com maior segurança e conforto", afirma Rita.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Artigo 68, todo o pedestre tem o direito de trafegar em segurança por entre as vias. “É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres”, garantindo que todo o cidadão tenha o direito de ir e vir com maior facilidade e segurança.
Ciclistas
A iniciativa não assegura somente a circulação dos que vêm de pé, mas também a mobilidade dos ciclistas, que terão melhor sinalização de trânsito com a pintura da faixa, intensificando a segurança do local. A arquiteta da SMTT lembra ainda que o respeito é fundamental para a garantia da segurança viária. “É claro que o cidadão também deve agir de modo respeitoso em relação aos condutores e ao tráfego de veículos, ajudando a garantir os direitos que cada um tem, afirmados por lei”, destaca.
Além disso, o objetivo dessa obra é conscientizar a população sobre a importância da travessia na faixa e como esse ato pode prevenir acidentes. “O ato de dar preferência ao pedestre é muito mais que uma prevenção contra multas, mas também garante a segurança de toda a população que passa por esse local”, conclui Rita de Cássia.