Crianças brincam e aprendem sobre o trânsito (Fotos: Ascom/SMTT)
21.09.12 13:21
Segue até esta sexta-feira, 21, a Exposição de Equipamentos de Segurança, na praça General Valadão, no Centro. São várias as instituições que participam do evento. Corpo de Bombeiros, Samu, Setransp, Sest/Senat, Detran, CPTRAN, Comando de Polícia Rodoviária (CPRV) e Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) integram a Semana Nacional de Trânsito, coordenados pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Segundo Lucínio França, membro da equipe de Educação para o Trânsito da SMTT, o objetivo do projeto é levar informação à população sobre os altos índices de acidentes que ocorrem na capital e a importância da conscientização de um trânsito seguro e de qualidade. "A grande importância desse projeto é levar conhecimento à população sobre os riscos que nós corremos no trânsito, fazendo com que as pessoas participem e contribuam para um trânsito mais seguro e com menos acidentes", disse.
Ele ainda destaca como as pessoas mudam de comportamento ao estar conduzindo um veículo, o que acaba aumentando os índices de acidentes no trânsito. "Nós já percebemos que as pessoas quando estão em seus carros se tornam condutores mais imponentes e se esquecem que eles também são pedestres, e é nessa hora que acontecem os acidentes", conclui.
Para o agente da CPTRAN, Luís Cruz, o espaço é sempre importante para educar e conscientizar a população. "Todos os anos estamos aqui para mostrar e educar sobre a importância da educação no trânsito, chamar a atenção das pessoas e abrir os olhos delas para o modo correto de conduzir e provocar menos acidentes", destacou.
O Detran também fez parte do projeto, visando reduzir os altos riscos de acidentes no trânsito. Segundo Nair Cardoso, que integra a assessoria de planejamento do Detran, a Semana Nacional de Trânsito é importante para todas as pessoas, sejam pedestres ou condutores. "A campanha de cunho nacional visa reduzir os altos índices de acidentes através de programas que integram a população de uma forma única e acessível", finaliza.
Projeto "Rua Viva"
Música, educação infantil e sustentabilidade também fazem parte dessa exposição. Os aracajuanos que passam pelo Centro da cidade têm a oportunidade de desfrutar de um espaço que antes era dos carros. A quarta edição do projeto ‘Rua Viva' tem o objetivo de integrar a população ao meio ambiente, com ações de consciência ambiental e socioeducativas.
Muitos já estão desfrutando do projeto, como Nídia Passos, dona de casa. "Eu estou aproveitando, já que não é toda hora que temos um espaço como esse. Agora eu gostaria que tivesse um lugar assim o ano todo, para que a gente pudesse desfrutar à vontade e não uma única época do ano" destaca.
A família de Antonieta dos Santos, doméstica e que passeava com seus filhos no local, reforça a importância desse local para educação ambiental das crianças. "Eu gostei muito, ter um projeto como esse acaba integrando a família toda e é muito bom para todos. Gostei de trazer meus filhos para cá e eles também gostaram muito", pontua.