Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Prefeitura fará mutirão nos bairros de Aracaju




22.02.13 09:25

A equipe de Educação para o trânsito da SMTT com o grupo de teatro 'A gente na rua' (Foto: Ascom/SMTT)

 

A partir de março, a Prefeitura de Aracaju, num trabalho conjunto entre todas as secretarias, realizará uma série de ações nos bairros da capital sergipana. O primeiro bairro a receber o mutirão será o Almirante Tamandaré, no dia 2 de março, das 7h às 17h.


O mutirão será realizado cada 15 dias e tem como objetivo prestar serviços importantes à comunidade. Para isso, cada secretaria será designada a exercer um papel fundamental e particular nas atividades desenvolvidas.


A Secretaria de Defesa Social fará palestras educativas, atividades de educação no trânsito, sinalização de ruas e teatro educativo, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Vistoria em residências, comércio e orientação à população local ficarão a cargo da Defesa Civil; enquanto a Defesa do Consumidor estará à frente da orientação, atendimento e a presença do Procon Municipal.


Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, serão realizados exames de glicemia, dengue, verificação de pressão arterial, testes rápidos para identificação ou não de HIV e sífilis, além de exames oftalmológicos e da presença da Vigilância Sanitária para orientar e fiscalizar.


A Secretaria do Meio Ambiente levará aos bairros projetos de urbanização, plantio de árvores e oficinas de reciclagem. A montagem do palanque e som, assim como a realização do show de encerramento ficará sob a responsabilidade da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). O mutirão ainda disponibilizará corte de cabelo, cursos profissionalizantes e oficina de reciclagem, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).


Serviços de tapa buraco, drenagem e colocação de tampões serão realizados pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Limpeza, pintura em meio fio, troca de lâmpadas queimadas das ruas e recolhimento de mobília que os moradores não queiram mais serão algumas das ações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).


Nos mutirões quinzenais, o esporte e a educação também serão valorizados. Atividades esportivas e semi-clínicas de diversas modalidades, e palestras e oficinas educativas estarão disponíveis, respectivamente, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Secretaria Municipal de Educação.


Palestras com fim de orientação sobre o Cadastro Único (CAD), assim como documentos para fazer o cadastro em questão e ter acesso a diversos benefícios, a exemplo do Bolsa Família, serão ministradas sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.


A Secretaria Municipal de Comunicação Social, em parceria com as demais secretarias, dará o suporte e apoio necessários na divulgação e na cobertura das atividades desenvolvidas durante o mutirão.



Contatos

banner-fala-cidadao3