Open Source Sofware

Busca

Pedestre

SMTT usa teatro para promover educação para o trânsito entre crianças




12.03.13 20:28

 

O grupo de teatro ‘A gente na rua’ interpretou para os alunos da Nossa Escola a peça ‘ Se essa rua fosse minha’ (Fotos: Ascom/ SMTT)

Educar as crianças para a promoção de um trânsito mais seguro e humano hoje e no futuro. Com essa premissa a equipe de educação para o trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) levou na manhã desta terça-feira, dia 12, para a instituição de ensino Nossa Escola o projeto ‘Teatro na Escola’.


Crianças de seis a onze anos puderam assistir ao espetáculo ‘Se essa rua fosse minha’ interpretado pelo grupo de teatro da SMTT ‘ A gente na rua’. A peça trata de questões do dia a dia do trânsito, como a importância de respeitar a faixa de pedestres, as sinalizações de trânsito, os riscos de unir bebida e direção, do uso indevido do celular ao volante, entre outras. Toda a abordagem é feita de forma lúdica, com linguagem adaptada para cada faixa etária.


Para a coordenadora da Educação para o Trânsito, Mônica Liberato, as crianças são aliadas na construção de um trânsito mais seguro. “As crianças são aliadas no processo de conscientização dos pais, elas ficam vigilantes e buscam inibir a conduta inapropriada dos adultos ao volante. Esta atividade visa formar cidadãos que compreendam que o trânsito é um espaço de todos e que respeitar as suas leis é respeitar a vida”, lembra Mônica.


A coordenadora da Nossa Escola, Shirley Virginia da Silva, também acredita que as crianças são agentes multiplicadores no combate a violência no trânsito. “Educação também é prudência e prevenção, por isso estas atividades são fundamentais dentro das escolas. Acredito que quando a criança demonstra conhecimento das leis de trânsito para os pais ela os surpreende e os leva a refletir sobre suas ações”, declara.


Aprendizado


Entusiasmado com que viu e ouviu, o aluno do 4º ano do ensino fundamental, Diego Armando Mendez, diz que vai levar as mensagens aprendidas para casa. “Aprendi que quando nossos pais estiverem dirigindo não podemos deixar que eles se distraiam com outras coisa. Aprendi também que devemos sempre atravessar na faixa e que toda vez que formos andar de bicicleta, de skate ou de patins devemos usar capacete, cotoveleira e joelheira para a nossa segurança. Vou dividir tudo que aprendi hoje com meus pais e meus amigos”, afirma


A aluna do 3º ano do ensino fundamental, Maria Júlia, conta que aprendeu muito principalmente sobre o risco de dirigir falando ao celular. “Gostei muito de hoje. Aprendi que toda vez que nossos pais estiverem dirigindo e falando no celular nós devemos pedir para eles pararem o carro ou desligarem telefone porque é muito perigoso. Agora vou sempre falar isso para minha mãe”, avisa a menina.


Projeto


O projeto ‘Teatro na Escola’ continua e nesta quarta-feira, dia 13, é a vez das crianças da educação infantil da Nossa Escola receber o grupo de teatro ‘A gente na rua’. Na quinta, 14, os alunos do Colégio José Olino recebem o projeto.


Contatos

banner-fala-cidadao3