Agentes da SMTT participam de curso de formação (Fotos: Ascom/SMTT)
09.04.13 11:55
Voltado para os Agentes de Trânsito e fiscais da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), um curso denominado como “Agente Cidadão” deu início às atividades de capacitação à categoria, realizada pelo órgão. A programação começou nesta segunda-feira, 8, com o módulo ‘mediação de conflitos’, e segue até maio, envolvendo todos os profissionais da escala.
O objetivo é humanizar os serviços e potencializar o atendimento ao cidadão a partir deste curso. Para o superintendente Nelson Felipe da Silva Filho, é uma satisfação presenciar um momento que engrandece o órgão e reforça o papel transformador dos recursos humanos. “Estamos muito satisfeitos em ofertar este curso, afinal, a educação é o principal meio de melhorar o entendimento em todos os lugares, ainda mais do nosso papel com a sociedade”, afirma Nelson Felipe.
“Este é o primeiro passo para crescimento”, assim a secretária municipal de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, aproveitou para ressaltar a importância do comprometimento com o trabalho. “É preciso que cada um de nós se aproprie do conhecimento para dar resposta à sociedade em tempo hábil e compatível com o que merece e necessita. Hoje, a mediação de conflitos serve para sairmos da esfera de ‘judicialização’ dos momentos de rotina. É preciso a gente se perceber como parte do todo; Aproveitem os conhecimentos compartilhados e façam uma SMTT diferente”, coloca Georlize Teles.
O primeiro formador do curso é o especialista em mediação de conflitos, o advogado Arivaldo Barreto. Para ele, o tema é essencial por estabelecer regras antes mesmo de situações acontecerem, em respeito a todas as partes. “Assuntos como identidade, voltado ao autoconhecimento, são basilares nesta capacitação que transforma o profissional em multiplicador da cultura de paz no dia a dia”, assegura Arivaldo Barreto.
Neste e no próximo mês, os Agentes de Trânsito também participam de módulos sobre direitos humanos, cidadania e meio ambiente; relacionamento interpessoal; legislação de trânsito e crime de trânsito; operação de trânsito e liderança coaching para supervisores. A ideia é dar prosseguimento às capacitações até o fim do ano.