Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Ação educativa visa conscientizar condutores no Porto D'antas




10.04.13 20:17

 

Integrantes do grupo de teatro da SMTT, ‘Condutores da Educação e Segurança’ (Cones), chamavam a atenção dos condutores para a importância de respeitar a faixa de pedestres (Fotos: Ascom/SMTT)

Para alertar os condutores sobre o dever de primar pela segurança dos pedestres e pelo respeito à faixa, a coordenadoria de educação para o trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou durante a tarde de terça-feira, 9, a ação ‘Respeite a Faixa. Respeite a vida'. A mobilização aconteceu na faixa de pedestres do cruzamento da avenida Euclides Figueiredo com rua José Antônio Santos, no bairro Porto D'antas.


Durante a ação, Agentes de Trânsito posicionados próximos à faixa interrompiam o fluxo de veículos para que os pedestres pudessem fazer a travessia da avenida de forma tranquila e segura. Integrantes do grupo de teatro da SMTT, ‘Condutores da Educação e Segurança' (Cones), transmitiam a mensagem da campanha aos condutores e pedestres que transitavam pelo local através de canções, faixas e placas.


Dificuldades


Moradora do Porto D'antas há oito anos, Cíntia Vieira conta que sempre encontra problemas para fazer a travessia naquele trecho da avenida. "Os motoristas não param, passam por aqui em alta velocidade e raramente dão a vez aos pedestres. Já cheguei a ficar quase meia hora esperando para conseguir atravessar. A campanha é importante para ver se os motoristas se conscientizam", espera.


Comerciante e morador do local há dez anos, José Araújo confirma as dificuldades enfrentadas diariamente por aqueles que desejam atravessar a via e diz que já presenciou diversos acidentes no local.


"Cada dia que passa a situação se agrava mais porque o número de carros só aumenta. Os piores horários aqui são das 7h às 9h e das 17h30 às 19h30, as pessoas chegam a esperar até 40 minutos para atravessar. O desrespeito é ainda pior com crianças e idosos. Sem falar na alta velocidade com que os carros passam por aqui, já perdi as contas de quantos acidentes ajudei a socorrer as vítimas. Não há respeito a faixa de pedestres neste ponto da Euclides Figueiredo", afirma o comerciante.


Soluções


O Departamento de Planejamento e Sistema da SMTT já tem um projeto que visa revitalizar a sinalização vertical e horizontal da via. De acordo com o diretor do setor, Francisco Navarro, a revitalização será feita em breve. "Estamos aguardando o fim do processo licitatório de compra dos materiais necessário para realizar a revitalização da área. Temos projeto de revitalização não só para a Euclides Figueiredo, mas também para outras grandes avenidas da cidade", garante.

Contatos

banner-fala-cidadao3