Open Source Sofware

Busca

Pedestre

População repercute mudanças de circulação de tráfego




06.09.13 11:20

 

Jonilson Silva Luiz reconhece os benefícios das mudanças de trânsito promovidas pela SMTT (Fotos: Ascom/SMTT)

Mobilidade urbana com segurança. Para tanto, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, tem agido durante os últimos meses de gestão. Entre as ações, estão algumas mudanças de tráfego necessárias que impulsionam a fluidez de localidades que antes apresentavam trânsito congestionado, dificuldade de travessia para pedestres e impactava na segurança das pessoas.


Assim, a circulação nos cruzamentos da rua Maye Bell Taylor (colégio Americano Batista) com avenida Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro Luzia, e Francisco Porto com Jorge Amado, no bairro 13 de Julho, precisaram de intervenção da equipe da Diretoria de Planejamento e Sistemas (DPS) da SMTT.


Desde o último dia 28 que a população da região do Luzia tem percebido melhoria na fluidez de veículos e harmonia entre pedestres. O gerente administrativo financeiro do colégio localizado na rua Maye Bell Taylor, Jonilson Silva Luiz, confessa que de imediato não percebeu como a novidade poderia ser tão significativa. "Como toda mudança causa impacto, achei que não daria certo, mas não demorou para perceber que traria benefício para a maioria. A mudança trouxe fluidez para o trânsito local e a parada dos carros agora fica no sentido do colégio, trazendo segurança a todos pais e alunos", considera Jonilson.


A comerciante Márcia Ferreira confirma:"achei que assim ficou mais organizado e melhorou bastante para circular na rua do colégio que meu filho estuda". Para a aposentada Iosvanda de Souza, o novo sentido na rua Meye Bell Taylor deixou suas idas diárias à escola mais tranquilas. "Ficou muito melhor de vir trazer e buscar minha neta. Moro aqui na avenida e agora me sinto mais segura", afirma. Já a universitária Isadora Dantas conta que "antes era muito difícil de atravessar e agora ficou melhor e até mais bonito o cruzamento".


Cruzamento Francisco Porto com Jorge Amado


No início deste mês foi vez do cruzamento do bairro 13 de Julho, das avenidas Jorge Amado com Francisco Porto, receber intervenção técnica da SMTT. A região teve novo sentido estabelecido desde segunda-feira, 4, para promover mobilidade urbana, diminuindo, inclusive, o tempo semafórico do cruzamento mencionado.


Para o aposentado Manoel Mendonça, a ideia é válida. "Ainda é cedo para perceber direito, mas já dá para sentir a mudança na pele. Para atravessar ficou mais rápido, imagine para o motorista que agora vai ter os semáforos da Francisco Porto todos sincronizados", comenta.


Ao circular na avenida Jorge Amado, o músico Arthur Matos percebeu a alteração de tráfego. "Como está começando agora, não tenho como formar uma opinião concreta, mas já dá para adiantar que a organização vai auxiliar na fluidez do trânsito desse cruzamento da Francisco Porto. Parece mesmo que vai ficar melhor trafegar por aqui".


Toda a região teve reforço na sinalização horizontal e vertical, os Agentes de Trânsito e equipe técnica da semafórica estão em serviço na região para acompanhar a mudança de perto, proporcionando segurança nos novos trajetos.



Contatos

banner-fala-cidadao3