Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Comsepat apresenta ações voltadas para o ‘Vida no Trânsito’




17.10.13 13:37

Foto: Ascom/SMTT

Nesta quarta-feira, 16, representantes dos órgãos membros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) de Aracaju, apresentaram ao superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe, e à secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, as ações voltadas para o trânsito desenvolvidas na capital. Entre elas está o Projeto ‘Vida no Trânsito’, criado pelo Ministério da Saúde, que visa a diminuição dos índices de lesões e mortes por acidente de trânsito com base em um único sistema de banco de dados.



A secretária Georlize Teles falou que as ações desenvolvidas pelo Comsepat durante a Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro deste ano), obtiveram êxito e apresentaram resultados bastante satisfatórios, o que contribuirá para a criação da identidade do Comitê e a aceitação da sociedade. “Claro que agora podemos avançar ainda mais. Imagine se nós criarmos aqui em Sergipe um banco de dados que una estatísticas de todos os órgãos que participam do Comsepat”, questionou.



Os coordenadores das subcomissões do Comitê apresentaram ações em três focos de atuação. No âmbito da educação para o trânsito, o planejamento estratégico para 2014 já está em sua fase final. No grupo da saúde, o Comsepat realiza visitas a hospitais e unidades de pronto atendimento com o objetivo de desenvolver projetos e programas, além da criação de cartilha informativa em prol das vítimas de traumas e seus parentes.



Todas as ações estão voltadas para o ‘Vida no Trânsito’ e embasadas em dados estatísticos de trânsito de cada órgão, nos quais realizam uma qualificação desses dados. A unificação deles está prevista com a atuação da subcomissão de dados e informação, tornando possível um banco de dados de trânsito único que proporcionará atividades mais específicas e resultados ainda mais precisos.



Comsepat



Para consolidar a parceria com diversas instituições da sociedade, foi criado o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), por meio do decreto 3.470, de 23 de maio de 2011. Com 42 entidades, o Comitê é hoje um grupo aberto à sociedade, que tem por objetivo principal intensificar as ações de proteção às pessoas vulneráveis no trânsito.

Contatos

banner-fala-cidadao3