Open Source Sofware

Busca

Pedestre

'Maio Amarelo': SMTT leva ações educativas a alunos de escola pública




04.05.17 13:09

Depois da abertura oficial da 5ª Semana Municipal de Trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dá sequência à programação com palestras, apresentações teatrais e comandos educativos, envolvendo empresas e instituições de ensino. Nesta quarta-feira, 3, aconteceu na Escola Estadual São Cristóvão, no bairro Grageru, palestras com os agentes de trânsito Michel Altinio, Pablo Bulandeira e Cleverton Santana e o supervisor José Lima, com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”.


A palestra foi realizada nos turnos da manhã e tarde, direcionada aos alunos do 1° ao 3° ano. Além da conversa com os estudantes, a conscientização e os temas relativos ao trânsito também foram abordados de forma lúdica, por meio de brincadeiras, vídeos educativos e músicas apresentadas pelo grupo de teatro ‘Cones’.


Segundo o agente Michel, a palestra contribui com o aprendizado das crianças e é um momento de tirar dúvidas sobre o trânsito. “Eu acredito que a atitude dessas crianças no trânsito, seja como pedestre ou passageiro em algum veículo, vai mudar depois do que elas aprenderam aqui”, pontuou o palestrante.


A aluna do 3° ano, Hana Paola, de 11 anos, disse que vai passar o que aprendeu para os seus pais. “Achei muito importante para a segurança e a vida das pessoas. Aprendi o propósito da segurança no trânsito e que todos devem ter consciência e principalmente obedecer a sinalização” disse a aluna.


A coordenadora da escola, Shayana Lobão, fala da participação dos alunos na palestra. "Nós temos séries que vão do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. É um público pequeninho, mas um dia serão condutores, por isso precisam aprender agora a fazer a escolha certa. Eles participaram muito das palestras, contaram casos de acidentes de trânsito que aconteceram na família, casos de parentes que morreram porque usaram o celular no trânsito ou dirigiram alcoolizados".



O supervisor de Trânsito José Lima explica o tema da palestra. "Tratei muito o tema da 5ª Semana Municipal de Trânsito 'Minha escolha faz a diferença'. A intenção era enfatizar a importância da atitude correta e do respeito às leis. Eles aprendem aqui e corrigem os pais quando eles fazem alguma coisa errada. Todos participaram muito e contaram casos que aconteceram na família. A coordenadora disse que vai reforçar o tema nas próximas aulas por meio de algum trabalho escolar e dessa forma nós conseguimos formar pessoas mais conscientes, futuros condutores que entendem a importância do respeito às leis".


Programação


A programação da 5ª Semana Municipal de Trânsito segue até o dia 8 e integra as ações para o 'Maio Amarelo', movimento mundial em prol da segurança no trânsito.

Contatos

banner-fala-cidadao3