Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Prefeitura abre Semana Nacional de Trânsito com blitz educativa na avenida Paulo Figueiredo




17.09.21 19:08


Pedestres, condutores e ciclistas que circularam pela avenida Paulo Figueiredo, no bairro Lamarão, na manhã desta sexta-feira, 17, foram abordados em uma blitz educativa que marcou o início da Semana Nacional de Trânsito 2021, organizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Até o dia 24 deste mês, atividades serão realizadas em vários pontos da cidade com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de uma mudança de comportamento no trânsito para salvaguardar vidas e reduzir os acidentes.

O superintendente da SMTT Aracaju, Renato Telles, destaca a intensidade das ações educativas neste período e a importância do envolvimento da sociedade para o sucesso da campanha.

“Nossa equipe de Educação estará realizando ações, palestras e atividades em escolas da capital para chamar a atenção da população sobre a necessidade da construção de um trânsito mais humano e seguro para todos. Importante frisar que o envolvimento da sociedade é fundamental para o sucesso dessa campanha que visa a preservação da vida e a redução de acidentes”, ressalta.

A blitz educativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju, através do Projeto Vida no Trânsito (PVT), SMTT de Nossa Senhora do Socorro e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE).

A enfermeira Luciana Alves Fernandes, que passava pela região, comentou a relevância das ações educativas para a melhoria do trânsito. “Esse tipo de ação é muito importante porque a violência no trânsito também é uma epidemia e está entre as principais causas de morte no mundo. E agora, com a pandemia do novo coronavírus um pouco mais controlada, o movimento do trânsito aumentou significativamente e é preciso redobrar os cuidados para evitar os acidentes”, declara.

O pedagogo José Leonardo também foi abordado durante a blitz e aprovou o local escolhido para o início das atividades da Semana Nacional. “Acho muito válido que esse tipo de ação seja realizada aqui nessa avenida, que costuma ter muitos acidentes até pela quantidade de veículos circulando diariamente. É importante lembrar aos condutores que o trânsito é resultado das nossas atitudes”, ressalta.

Já o serviços gerais Alisson Luíz frisou a importância de se ter boas práticas no trânsito. “Esse tipo de ação lembra aos motoristas que é preciso andar certo para evitar acidentes”, disse.

Pontos estratégicos


A coordenadora do Programa Vida no Trânsito (PVT), Lidiane Gonçalves, falou sobre a escolha do local para a abertura da Semana Nacional de Trânsito que, este ano, traz o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

“Anualmente, os integrantes do PVT elaboram um boletim com dados da SMTT, Detran, Sistema Hospitalar e dados de mortalidade e a ideia é que as ações educativas sejam focadas nesses dados que mostram aonde está acontecendo mais acidentes de trânsito na capital. E de acordo com o dado mais recente, referente ao ano de 2019, o bairro Lamarão está em primeiro lugar com mais registros de óbitos por acidentes de trânsito. Por isso, a abertura da semana está sendo neste bairro para podermos chamar a atenção das pessoas e reforçar que a responsabilidade no trânsito evita acidentes”, explica Lidiane.

Segundo ela, as principais causas de acidentes de trânsito são o excesso de velocidade e a mistura de álcool e direção. Este ano, de acordo com dados parciais da SMTT de Aracaju, foram registrados, de janeiro a setembro, 2.331 acidentes e 31 óbitos por acidente de trânsito.



Programação

A programação da Semana Nacional de Trânsito da SMTT Aracaju seguirá até a próxima sexta-feira, dia 24. Confira:
 
20/9 - Segunda-feira
Ação educativa em escola
Local: EMEF Presidente Juscelino Kubitscheck
Horário: 6h30
 
Ação em escola
Local: rua Manoel Espírito Santo
Horário: 10h
 
21/9 - Terça-feira
Ação educativas em escolas
Local: EMEF Dr. Carvalho Neto
Horário: 6h30
 
Ação em escola
Local: rua Dom José Thomaz
Horário: 10h
 
22/9 - Quarta-feira
Dia Mundial Sem Carro - Ação educativa para ciclistas
Local: avenida Augusto Franco/Cruzamento com a avenida Gonçalo R. Leite
Horário: 6h30
 
Ação em escola
Local: rua Urquiza Leal
Horário: 10h
 
23/9 - Quinta-feira
Ação em escola
Local: avenida Euclides Figueiredo
Horário: 10h
 
24/9 - Sexta-feira
Ação educativa em escola
Local: avenida Confiança
Horário: 10h
 
Ação educativa
Local: avenida Etelvino Alves de Lima
Horário: 16 h




Contatos

banner-fala-cidadao3