Open Source Sofware

   

Busca

Pedestre

Agentes da SMTT são anjos do asfalto




03.01.12 18:28

Por volta das 7h desta sexta-feira, 31, uma colisão foi registrada na avenida Tancredo Neves, no lado oposto ao Detran, acidentando o condutor de uma motocicleta por não conseguir parar na faixa de pedestres da via. Os agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) se prontificaram a não somente desobstruir o local para proporcionar fluidez, como também realizaram um atendimento de primeiros socorros à vítima enquanto aguardava o SAMU.
De acordo com curiosos, não fosse a presença imediata dos agentes de trânsito da SMTT no local da ocorrência, o condutor da motocicleta envolvida na colisão poderia não ter resistido. "Ele parecia que ia morrer, foi muito feio o impacto", diz Geane Silva.
O agente Edson Santos se prontificou a ajudá-lo com seus conhecimentos adquiridos em capacitações de primeiros socorros. “Cheguei ao local com um colega para realizarmos operação na via, mas vi que o condutor da moto estava com o pescoço sangrando muito com o acidente e resolvi agir, como qualquer um faria”, conta Edson, informando que fez uma compressão para conter o sangramento do pescoço de Alexsandro de Moraes Costa.
“Ele dizia que não conseguia respirar. Daí o coloquei em uma posição que facilitasse a respiração, e o deixei com a cabeça apoiada”, relata Edson, que fez curso de primeiros socorros e possui certificado de suporte básico de vida. “É uma honra poder fazer parte de uma equipe tão unida como é a nossa da SMTT. Nos incentiva todos os dias a fazer o melhor”, disse.
O acidente aconteceu, segundo o agente, devido a alta velocidade. “Os veículos pararam na faixa para pedestres atravessarem e ele vinha em alta velocidade com um pasasgeiro, mas não freiou a tempo e bateu no carro à frente”, informa Edson Santos. O condutor da motocicleta foi encaminhado a procedimentos médicos após o atendimento.
Eficiência
A função principal do agente de trânsito da SMTT de Aracaju é promover segurança através da fiscalização de infrações com sua presença preventiva, monitorar a fluidez através de operação nas vias, desfazer obstáculos (como acidentes, veículos quebrados) e promover educação para o trânsito.
“Nosso efetivo opera, fiscaliza e educa diuturnamente com 73 homens, por toda Aracaju, para minimizar os impactos de ocorrências com operação e fiscalização do cumprimento de leis”, coloca o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva.
Para ele, a iniciativa do agente Edson Santos é louvável. “Não é todo mundo que tem esse espírito de enfrentar uma situação delicada com eficiência e tamanha destreza. A SMTT se sente feliz em possuir uma equipe tão equilibrada e competente em tudo o que faz e promove para a sociedade”, completa Paiva.

Contatos