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Trânsito

PDMU é debatido em seminário




14.03.12 19:22

Público lota auditório do hotel Radisson durante palestra ministrada por Samarone.

O superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Antonio Samarone, participou na tarde de terça-feira, dia 13, do Seminário Nacional de Política de Desenvolvimento Urbano e Planos Diretores Participativos, que aconteceu no Hotel Radisson. Convidado para ministrar a palestra ‘Mobilidade Urbana em Aracaju’, Samarone falou ao público presente sobre o andamento e as primeiras ações e ideias do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da capital (PDMU), que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Rua Viva (entidade responsável pela elaboração do plano), em parceria com técnicos da SMTT e sociedade civil.  

 

Durante a palestra, o gestor da SMTT apresentou aos presentes as propostas da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para o PDMU, dando destaque a construção do corredor livre que ligará o bairro Santa Maria ao bairro Santo Antônio. “O PDMU tem como uma das principais prioridades o transporte público, tanto que já convocamos audiência pública para o próximo dia 19, para debater o processo licitatório do transporte público com a sociedade, e no dia 17 de abril, pretendemos dar início a este processo. A construção dos corredores irá beneficiar, sobretudo, o transporte público, pois garantem mais fluidez ao trânsito, reduzindo os congestionamentos e, em consequência, os atrasos das viagens”, explica.

 

Obras


De acordo com Samarone, nos últimos 10 anos a frota de automóveis em Aracaju subiu de 85 mil para 250 mil e nos próximos cinco anos a previsão é que este número suba para 450 mil automóveis circulando na capital. “Hoje, Aracaju conta apenas com dois corredores: o Beira Mar, que liga a zona Sul ao Centro, e o corredor Hermes Fontes /Heráclito Rollemberg. A necessidade de desafogá-los é urgente, não resolveremos o problema da fluidez sem a construção de corredores que liguem extremos da cidade a outro”, destaca.

 

O superintendente garantiu que até dezembro a atual administração deixará pronto 90% do corredor que liga o Santa Maria ao Santo Antônio e entregará pronto o corredor que liga a avenida Santa Gleide ao Mercado Central de Aracaju. “Toda a sociedade pode e deve participar da construção do PDMU. No site da SMTT, a população pode deixar suas sugestões e opiniões, basta acessar o link Consulta Pública, todas as ideias serão lidas e analisadas por uma equipe técnica, que verá a viabilidade das mesmas. Estamos realizando debates e ouvindo os mais diversos setores da sociedade, com esta palestra de hoje chegamos a quase 50 atividades voltadas para discutir o PDMU. Até outubro, encaminharemos para a Câmara de Vereadores de Aracaju um documento que pense a mobilidade urbana da nossa cidade para os próximos dez anos”, conta.

 

Medidas adotadas


Samarone apresentou ainda, as medidas que já foram adotadas no Centro da capital com base nos estudos desenvolvidos pelo Instituto Rua Viva para o PDMU.  Uma das mudanças mostradas foi a alteração do tráfego de ônibus, que fazem as linhas intermunicipais que chegam à Rodoviária Velha de Aracaju. Outra medida apresentada ao público foi a interdição do fluxo de veículos que sobem a avenida Dr. Carlos Firpo, sentido Travessa João Quintiliano da Fonseca e o fechamento do retorno da Dr. Carlos Firpo, sentido Santo Antônio.

 

Antônio Samarone falou também sobre a adoção de mais dois corredores livres de tráfego (locais onde o estacionamento de veículos é proibido), um deles nas ruas Capela e Arauá e outro nas ruas Cedro, Itabaiana e Itabaianinha; falou sobre o fechamento dos retornos da avenida Ivo do Prado, próximo a Assembleia Legislativa e da rua Maruim. Ele destacou ainda a mudança de itinerário de 30 linhas de ônibus que circulam no Centro realizando o transporte coletivo de passageiros em Aracaju, que deixaram de passar pelas ruas Geru e Maruim.

 

“Todas estas alterações são frutos de estudos e visam contribuir para o desenvolvimento da mobilidade urbana de Aracaju. Precisamos juntos encontrar soluções viáveis. Para isso, precisamos saber da sociedade que mobilidade queremos para nossa cidade? Sabemos que esta é uma questão muito delicada, pois entre o pedestre e o motorista, entre o idoso e o jovem existem diferenças de interesses, o conflito  é inerente ao assunto. Mas acredito que com sensibilidade e respeito podemos construir um Plano plural, que atenda as principais demandas apontadas pelos mais diversos segmentos da sociedade”, finaliza Samarone.

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