Plateia formada por alunos do 3º ano do ensino médio
23.03.12 13:16
“Qual o modelo de cidade queremos construir nos próximos 10 anos?”. Com esta pergunta o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antonio Samarone, convidou os estudantes da Escola Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte a pensar sobre mobilidade urbana durante debate acerca do tema.
O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, 22, no auditório da escola. Samarone apresentou para cerca de 70 alunos, do 3º ano do ensino médio, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju (PDMU), que vem sendo debatido com a sociedade desde janeiro. Para abrir a discussão, o grupo de teatro da SMTT, ‘A gente tá na Rua’, fez uma apresentação que mostrava o desrespeito do condutor as normas de trânsito, que gera transtornos aos demais usuários das vias.
Em sua fala Samarone lembrou que os jovens são as principais vítimas do trânsito. “As estatísticas mostram que os jovens são as maiores vítimas da violência no trânsito. Nossa intenção não é somente dar fluidez às vias, mas promover segurança aos pedestres, ciclistas e condutores. Pensar no trânsito do futuro é pensar em diminuir o número de acidentes, é salvar vidas”, coloca.
Debate
Samarone explicou aos estudantes o que era mobilidade urbana e porque a atual gestão vem se empenhando para deixar pronto um documento que pense na mobilidade de Aracaju para os próximos 10 anos. “A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da SMTT, vem debatendo o PDMU para saber o que a população quer. Sabemos que o trânsito da forma com está não proporciona qualidade de vida. Até outubro discutiremos com os mais diversos setores da sociedade o que desejamos pra o trânsito de Aracaju. A partir das sugestões da população desenvolveremos o PDMU, um documento plural, constituído pelos anseios da sociedade, que será levado, ainda em outubro de 2012, a Câmara dos Vereadores para ser aprovado”, destaca.
Alguns alunos apontaram o transporte coletivo como uma das principais deficiências da mobilidade de Aracaju. “Para sanar os problemas do transporte coletivo estamos preparando uma licitação. Pela primeira vez na história de Aracaju a prestação do serviço de transporte público passará por um processo licitatório, o que permitirá mais controle do poder público e da sociedade, e dará mais qualidade ao serviço. No dia 17 de abril o edital será lançado. Esta é uma vitória da população aracajuana”, declara Antonio Samarone.