Corredor ficou livre nas ruas Itabaiana, Itabaianinha e Cedro (Foto: Jason Nunes/SMTT)
27.04.12 15:09
Para adequar as condições de tráfego de Aracaju, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem realizado constantes ações proporcionando segurança e fluidez aos cidadãos. Neste sentido, desde 27 de fevereiro as ruas Itabaiana e Itabaianinha obtiveram nova sinalização e as ruas Arauá, Capela e Quintiliano da Fonseca receberam corredores exclusivos de transporte público.
Conforme dados de análise de relatórios gerados pelo Sistema de GPS, houve diminuição do tempo de parada de usuário de transporte público dentro do Terminal de Integração do Centro e com instalação de novos pontos de ônibus, refletiu melhor fluidez e acesso à área central da cidade nos horários de pico (6h às 8h30, 11h30 às 14h30 e 17h30 às 19h30). Ainda neste período de grande fluxo, foi percebido que houve aumento na circulação de passageiros linha/dia, o que significa a maior oferta do serviço de transporte público.
Foram modificadas 14 linhas de ônibus de um universo de 54, correspondente a 26% da frota que atende o Centro de Aracaju. As rotas alteradas proporcionam fluidez já que foram incluídas nos corredores exclusivos de ônibus e melhor distribuição de usuários nos pontos de parada.
Segundo o superintendente da SMTT, Fernando Nunes, a distribuição de usuários em novos pontos de parada significa maior ganho de fluidez do trânsito em geral. “A análise embasada pelo Sistema de GPS significa aumento de passageiro por linha, da oferta de serviço no Terminal do Mercado, de pontos de parada na área central, velocidade média da linha antes e depois das mudanças durante o horário de pico e de passageiros diários transportados. Em contrapartida, foi detectada diminuição do tempo de permanência do usuário de ônibus no Terminal Fernando Sávio [Centro]”, observa Fernando.
Para os usuários das vias, o rendimento tem sido satisfatório. “Para mim que preciso ir todos os dias ao meu trabalho que fica localizado na Barão de Maruim, utilizar o corredor da rua Itabaiana ficou muito melhor. Percebo o ganho de tempo e de trafegabilidade por aqui. A tendência agora é que outras ruas como essa que recebe tanto fluxo tenha nova sinalização mesmo. Aracajuestá abarrotada de carros, precisa desse tipo de solução”, observa o professor e funcionário público, Charles Abreu.
Tomada de tempo
É o nome da operação realizada na última terça-feira, 24, pela equipe técnica e de sinalização da SMTT. O superintendente realizou dois roteiros para avaliar, in loco, o tempo e condição de tráfego e informa os resultados.
O local de saída do primeiro itinerário foi a sede da SMTT (localizada no Distrito Industrial de Aracaju), às 7h20, rumo ao Largo Esperanto (Centro), percorrendo as avenidas Tancredo Neves, Iolanda Pinto, Ministro Geraldo Barreto Sobral, Pedro Valadares, Acrísio Cruz, rua Cedro, Itabaiana, Itabaianinha. O tempo foi de 17 minutos e 58 segundos.
Ainda representando ganho expressivo no deslocamento ao Centro da capital, a equipe saiu às 7h48 da rotatória do Caju, na Beira Mar, sentido Largo Esperanto, no mesmo dia, e gastou 11 minutos e 4 segundo, acessando as avenidas Beira Mar, Ivo do Prado e Travessa Hélio Ribeiro.