Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Edvaldo empossa novos agentes e analistas de trânsito




21.06.12 13:07

 

Cem Agentes e cinco Analistas de Mobilidade Urbana vinculados à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito tomaram posse nesta quarta-feira (Fotos: Lízia Martins)

Mais um avanço para a melhoria do Plano de Mobilidade Urbana aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, durante a posse dos 100 Agentes e cinco Analistas de Mobilidade Urbana vinculados à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Os novos profissionais estarão trabalhando na execução de serviços e projetos destinados para o ordenamento do fluxo viário e no cumprimento das regras de orientação do trânsito. Com o provimento das novas vagas, o efetivo de 60 servidores atuando na função de Agentes de Trânsito será praticamente triplicado, além da renovação no quadro de engenheiros trabalhando na instituição, que desde a década de 80 não são contemplados com novos concursos.


Durante a solenidade de posse, realizada no Hotel Mercure, o prefeito Edvaldo Nogueira enfatizou a importância da contratação dos novos profissionais, que ajudarão a compor a criação de um núcleo especializado para a gestão do trânsito da capital.


"Nós estamos cientes que a mobilidade urbana é um problema real nos centros urbanos do país, inclusive em Aracaju, que gradativamente vem apresentando um trânsito caótico. A intenção do município é começar a propor soluções que minimizem esses transtornos. Para isso, não basta somente criar novas rotas viárias, mas também é necessário capacitar uma nova força de trabalho especializada nessa área", afirma.


Representando os candidatos aprovados, Luciana de Oliveira expôs no seu discurso a felicidade de ser contemplada com um cargo efetivo no serviço público, ainda mais em uma área que suscita grandes cuidados e um constante planejamento. "Encaro a nova tarefa como um desafio a ser desbravado, em que atuaremos como colaboradores na transformação da realidade caótica e problemática enfrentada no atual trânsito da cidade. A nossa meta é ajudar a construir uma mobilidade urbana com mais qualidade para toda a população", diz a nova Agente de Mobilidade.


Satisfação


O número de candidatos inscritos para o concurso foi de 11.583, sendo que a concorrência para o cargo de Agente foi de 115,83 candidatos/vaga e de 85 candidatos/vaga para o de Analista. A média de aprovação dos selecionados apresentou uma variação de 7,62 a 9,56. Cada candidato apresentou uma diferença mínima entre a pontuação, demonstrando a disputa acirrada por cada vaga.


Na opinião do estudante de direito Caio César Andrade, a expectativa pela realização do concurso mobilizou várias pessoas da capital, interessadas em pleitear uma vaga no serviço público. "Realmente, a seleção atraiu muitos interessados e deixou ainda mais competitiva a aprovação. As médias altas comprovam tudo isso e mostra o interesse de várias pessoas em pleitear uma vaga no serviço público", explica o futuro Agente de Mobilidade, lembrado pelo prefeito Edvaldo como um dos antigos representantes do programa de Prefeitura Mirim instituídos na capital no ano de 2002.


Para Marcos José da Silva, as noites mal dormidas e o distanciamento do contato familiar agora são recompensados com a possibilidade de um emprego garantido e estável. "Todo esse mal estar está valendo a pena, eu posso ficar mais tranquilo e garantir uma vida mais estável para minha família. Estou muito feliz e não vejo a hora de começar efetivamente a trabalhar", diz o aprovado para o cargo de Agente de Mobilidade.   


Atribuições


O diretor de trânsito da SMTT, major Paiva, explicou que, dentre as principais competências, os novos agentes irão exercer um papel educativo, com foco na mediação de conflitos e ações adversas do trânsito. Para isso, eles irão participar de um curso preparatório com 146 horas de aula presencial e 46 horas de aulas à distância que será realizado em parceria com o Sest/Senat. O objetivo das aulas é capacitar os profissionais em conteúdos voltados para uma visão técnica do trânsito, como para o setor de atendimento e relação interpessoal.


"A grade montada contempla várias áreas de conhecimento que irão auxiliar a prática dos novos agentes, possibilitando que estejam aptos a enfrentar qualquer situação. Dentre as matérias estão previstas a de primeiros socorros, fiscalização do trânsito, meio ambiente, atendimento eficaz. Após o término dessas aulas, haverá um curso avançado em que os agentes atuarão por seis meses de experiência. É uma espécie de estágio supervisionado para prepará-los o máximo possível", comenta o major, explicando que para avançar na próxima etapa o candidato deve ser aprovado no curso inicial com média sete e índice de participação de 90%.


Segundo a diretora de Planejamento da SMTT, Michele Fontes, o cargo de analista irá atuar no Departamento de Planejamento de Trânsito e terá como responsabilidade a análise de projetos voltados para a criação de sinalização horizontal e vertical, além de estudar a criação de vagas de estacionamento e acesso de veículos nas vias públicas. Assim como o cargo de agente, os novos profissionais também passarão por um curso preparatório.


Presenças


Além de ser acompanhada por familiares, amigos e membros da imprensa, a posse também contou com a presença do superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Fernando; das secretárias municipais de Administração, Lucivanda Nunes, e chefia de Gabinete, Fabiana Pinho; e do presidente do Sindicato dos Servidores da SMTT, Francisco Costa. 



Contatos