SMTT capacita novos Agentes da Mobilidade Urbana (Fotos: Ascom/SMTT)
31.07.12 15:20
Os 100 novos agentes de mobilidade urbana da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), recém-empossados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), estão passando por uma bateria de treinamentos. Com a capacitação, todos os profissionais são habilitados para o exercício do trabalho de operação, orientação e fiscalização no trânsito. Na próxima segunda-feira, 6, eles devem iniciar o estágio supervisionado nas ruas de Aracaju.
Durante esta terça-feira, 31, no auditório e na Escola de Trânsito da SMTT, foi realizado o último módulo do curso básico de pilotagem de motocicleta. Foram 11 disciplinas, com 105 horas presenciais e 46 horas à distância durante cinco semanas. Dividido em teoria e prática, o curso envolveu as quatro turmas (cada uma com 25 integrantes) e deu oportunidade de desenvolver estratégias a partir de dicas e informações específicas sobre a atuação segura e cidadã da atividade no trânsito.
Conforme o instrutor, supervisor de trânsito, Fernando Mendonça, o curso serve para habilitar e treinar os profissionais. “Assim sabemos quem tem condições e está apto de conduzir moto para prestar o serviço de fiscalização e operação nas ruas da cidade. Este é um trabalho minucioso que requer cuidados e comportamento adequado para priorizar a segurança”, coloca Mendonça.
Para o novo colega, agente de mobilidade urbana, Marcos Maynard, o curso teórico e prático básico é complementar. “Este é mais um subsídio que o órgão nos proporciona visando segurança e qualidade no nosso serviço. É fundamental”, afirma Maynard.
Durante esta semana, estamos distribuindo as ferramentas e itens para o desenvolvimento da atividade de agente da mobilidade. “Segunda-feira que vem, eles já devem estar nas ruas para estágio supervisionado”, informa o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva.