Lideranças comunitárias da Coroa do Meio solicitaram melhorias no serviço oferecido pela linha 701–Jardim Atlântico / Centro (Fotos: Ascom/SMTT)
17.08.12 12:25
Lideranças comunitárias da Coroa do Meio solicitaram melhorias no serviço oferecido pela linha 701–Jardim Atlântico / Centro (Fotos: Ascom/SMTT)
Com o objetivo de atender solicitações feitas pelos moradores da Coroa do Meio, no tocante ao serviço de transporte público prestado à comunidade, o superintendente de Transportes e Trânsito, Fernando Nunes, reuniu-se nesta quinta-feira, 16, com lideranças comunitárias do bairro.
A principal queixa levada pelas lideranças foi em relação à linha 701 – Jardim Atlântico / Centro, que de acordo com o representante da Associação de Moradores dos Ex-Palafitas, Edvaldo Santana, tem constantes atrasos em seus horários. “Na semana passada fizemos uma manifestação aqui no bairro e entre as pautas estava à questão do serviço de transporte público. A comunidade sofre muito com os atrasos do Jardim Atlântico / Centro, que deveria passar de 30 em 30 minutos. Algumas pessoas já chegaram a esperar por quase duas horas pelo ônibus, o que ao nosso ver é um desrespeito ao usuário”, declara.
Edvaldo Santana conta que o Superintendente da SMTT prontamente atendeu o desejo das lideranças comunitárias da Coroa do Meio de realizar reunião para solucionar o problema. “Logo após a manifestação fomos procurados por representantes da SMTT e marcamos a reunião, o que foi visto por nós como algo muito positivo por parte do órgão, que veio até aqui ouvir a comunidade, nossas sugestões e reclamações e trazer soluções”, pontua.
Além do superintendente da SMTT, participaram da reunião representantes da Viação Cidade de Aracaju (VCA), empresa responsável pela linha 701 – Jardim Atlântico / Centro. Fernando explicou aos líderes comunitários o que gerava o problema de atraso da linha. “A demanda da linha 701 é baixa, por isso, conta com dois ônibus, que de 30 em 30 minutos deveriam passar nos pontos de seu itinerário. Durante o horário de descanso dos motoristas, que fazem a linha, os veículos ficam parados, o que gera o atraso”, diz.
Compromisso
A solução encontrada pela SMTT, para que a empresa possa cumprir com os horários foi a troca da guarnição. “Durante o descanso do motorista faremos a troca de guarnição, outro motorista da VCA irá assumir o itinerário, com isso, os veículos não precisarão ficar parados no momento do descanso, dando continuidade normalmente as viagens e acabando com os atrasos”, afirma Fernando Nunes, que garantiu que a medida será implantada a partir da zero hora deste sábado, 18. Caso os dois ônibus que realizam o itinerário continuem com os atrasos, não dando conta da demanda, a empresa VCA se comprometeu a colocar mais um ônibus para cumprir o que foi estabelecido.
O superintendente ainda firmou o compromisso de instalar três abrigos nos principais pontos de parada da linha 701 na avenida Desembargador Antônio Góis. “A nossa prioridade é dar mais comodidade e conforto aos usuários. Segunda-feira instalaremos os abrigos. Reforçaremos ainda a fiscalização no Terminal da Atalaia para que os atrasos deixem de ser uma regra e virem exceções”, afirma.
A líder comunitária, Alessandra Alves, saiu satisfeita da reunião. “Estamos confiantes que os problemas serão solucionados, podemos ver que a equipe da SMTT está empenhada para que isso aconteça. Tudo que queremos é que as pessoas de nossa comunidade tenham seus direitos respeitados”, pontua.
Nova linha
A Diretoria de Transporte Público da SMTT vem fazendo estudos técnicos e econômicos para a implantação de uma nova linha de ônibus que partirá do Terminal da Atalaia com destino ao terminal do campus da Universidade Federal de Sergipe. “Estamos avaliando a demanda de usuários, o interesse da população por tal percurso. Caso implantada, a nova linha dará suporte a linha 701 – Jardim Atlântico/ Centro, já que dentro dos bairros Atalaia e Coroa do Meio ambas farão a mesma rota”, explica a diretora de transporte público, Shirley Barbosa.