Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Campanha educativa mobiliza condutores




13.11.12 18:50

 

SMTT e parceiros do Comsepat realizaram mais uma campanha ‘Chega de Acidentes (Fotos: Ascom /SMTT)

Na manhã desta terça-feira, 13, a equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e os parceiros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) estiveram na rotatória do caju (que dá acesso à ponte da Coroa do Meio) para realizar mais uma campanha educativa 'Chega de Acidentes'.


Mais uma vez a ação serviu para mobilizar a sociedade e conscientizar os condutores sobre a importância de se respeitar o limite de velocidade. Participaram da atividade a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Delegacia de Delitos de Trânsito, Liga de Trauma da Universidade Federal de Sergipe (Litrauma), Sindicato do centro de formação dos condutores de Sergipe, Unimed, Secretaria Municipal de Saúde e Aseg/Depvat.


Para a coordenadora da educação para o trânsito da SMTT, Rita Luz, as parcerias entre órgãos de trânsito e os diversos setores da sociedade são essenciais. "A união nos torna mais fortes. Cada órgão e instituição aqui presente hoje entende que a parceira é de grande importância para atingirmos o nosso objetivo, que é conscientizar a população e diminuir drasticamente o número de acidentes em nossa cidade", coloca.


O capitão da CPtran, Fábio Luiz Machado, também destaca a importância da parceria. "A educação é a única forma de conseguirmos mudar a triste realidade do trânsito. É necessário que os órgãos competentes e a sociedade se unam nesta causa, somente assim conseguiremos efetivamente reduzir os graves acidentes de trânsito", lembra.


Acidentes


De janeiro a setembro de 2012, foram registradas 63 vítimas fatais de acidentes de trânsito. Para a delegada de delitos de trânsito, Georlize Teles, é fundamental a mobilização de toda a população para que a violência no trânsito seja combatida. "Devemos chamar a sociedade a refletir e tomar também para si a responsabilidade sobre as questões que envolvem o dia a dia das vias de nossa cidade. Exercer cidadania é respeitar às leis de trânsito", destaca.


O consultor de vendas, Gladiston Costa, concorda que ações educativas colaboram para combater a violência no trânsito. "É uma excelente iniciativa, já que a imprudência e a falta de consciência de muitos motoristas têm causado acidentes graves e tirado a vida principalmente de jovens", diz.


Campanhas


Amanhã, dia 14, a campanha 'Chega de Acidentes' continua a partir das 6h na rotatória do DER, na avenida Maranhão. No dia 22, em celebração ao 'Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito', a partir das 6h, ocorrerão três mobilizações simultaneamente na rotatória do Caju, na rotatória do DER e na avenida Júlio César Leite (próximo ao aeroporto). A partir das 19h, o bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares, celebra uma missa em memória aos mortos no trânsito, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Grageru.

Contatos