Agentes de Trânsito também participaram da cerimônia
23.11.12 15:27
Foi realizada na noite da última quinta-feira, 22, missa em memória aos mortos no trânsito. O evento é uma parceria entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) e faz parte das celebrações do 'Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito’.
A missa foi celebrada pelo Bispo Auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Grageru, às 19h, e contou com a participação de familiares de vítimas de acidentes, das polícias rodoviárias, estadual e federal, órgãos em defesa da vida e de autoridades. Todos unidos em prol de um trânsito menos violento.
O Bispo iniciou a cerimônia pedindo para que os presentes rezassem por cada vítima aracajuana, clamando pela paz no trânsito, atenção, prudência e respeito às leis e aos cidadãos. “Queremos que esse espaço de convivência social, o trânsito, seja um local de vida, onde todos possam resolver seus interesses, poder sair e realizarem o que quiserem, sem conviver com tragédias, dor e morte. Precisamos valorizar a nossa vida e a vida de nosso próximo”, destacou o bispo.
Conduta Social
Para a relações públicas da Educação para o Trânsito, da SMTT, Selma Dantas, apenas com atitudes de respeito e responsabilidade é que podemos ter um trânsito mais seguro e prudente. "A conduta irresponsável de alguns condutores acaba gerando a morte de pessoas inocentes, mas se todos nós tivermos a responsabilidade e a consciência de que a vida do próximo é importante teremos um trânsito mais seguro. Somente com atitudes de solidariedade é que podemos combater os acidentes no transito da nossa capital", pontuo.
Além disso, Selma Dantas destacou os principais motivos para os altos números de acidentes no trânsito e a importância da parceria entre cidadãos e órgãos de trânsito. "O consumo de bebida alcoólica, a direção imprudente e irresponsável, são os principais motivos da grande quantidade de mortes no trânsito e é por esse motivo que necessitamos da ajuda de cada um de vocês para diminuir esse triste número de mortes", finalizou.
Estatística
Segundo dados estatísticos levantados pela SMTT, entre janeiro e setembro de 2012, 63 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito em Aracaju. Entre as vítimas, oito eram condutores de veículos de quatro rodas, cinco passageiros, 21 motociclistas, cinco caronas de moto, cinco ciclistas, 18 pedestres e um não identificado.
Entre as vítimas, 74,60% eram do sexo masculino (47 homens) e 25,40% eram do sexo feminino (16 mulheres). A faixa etária com maior incidência de mortes no trânsito na capital é entre 19 e 30 anos, que representa 33,33% das vítimas.
Presente na cerimônia religiosa o Diretor de trânsito de Aracaju, Major Paulo Paiva, chamou a atenção para o papel da sociedade em relação ao trânsito. “Como os dados mostram os jovens são a principais vítimas do trânsito. A sociedade não pode se colocar alheia a essa situação, ver seus jovens morrerem, serem mutilados e não tomar nenhuma atitude para que esta realidade seja mudada. Enquanto não tivermos uma postura cidadã em relação ao trânsito, primando pela vida e respeitando as leis nenhum de nós estará livre de ser atingido pela violência gerada pelo descaso e pela imprudência nas vias”, enfatizou.
Mobilização
Logo pela manhã, foi realizada, simultaneamente, três ações educativas na rotatória do Caju (que dá acesso a ponte da Coroa do Meio), na rotatória do DER e na avenida Júlio César Leite (próximo ao Aeroporto). Essas mobilizações também fizeram parte das ações em memórias às vítimas de trânsito.
Para chamar atenção dos condutores e dos pedestres, foram feitas, além de panfletagem, fixação de 67 cruzes brancas com as iniciais e a data em que as pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito.