Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

I Semana Municipal de Trânsito é lançada pela SMTT




26.03.13 12:07

 


Fotos: Pedro Leite

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania realizou na manhã de hoje, 25, a I Semana Municipal de Trânsito, com o slogan ‘A Juventude pode mudar a nossa história'. O evento que começou hoje segue até a próxima quinta-feira, 28, e tem o objetivo conscientizar os jovens sobre atitudes no trânsito e mostrar a responsabilidade que cada cidadão deve ter diante dessa temática.


A coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Mônica Liberato, afirmou que todo trabalho realizado pela secretaria é baseado em estudos científicos e em estatísticas de trânsito, e explicou que, em janeiro, foi feito um levantamento dos indicadores de acidentes dos anos de 2011 e 2012, onde foi constatado que nesses dois anos, quem mais se envolveu em acidentes foram os jovens entre 19 e 30 anos. O período da Semana Santa e de abril, foram os mais alarmantes.


"A campanha foi criada justamente baseada nesses dados, e por isso escolhemos a Semana Santa para que possamos trabalhar com essa juventude, e as nossas ações já estão reduzindo esses indicadores desde fevereiro, e isso é um dado muito importante", destacou Mônica Liberato.


O diretor de trânsito da SMTT, J.Luiz, ressaltou que o problema do trânsito em geral, principalmente nas questões dos acidentes que envolvem a maioria dos jovens, é algo muito preocupante. "Quando vemos o montante de jovens que morrem por acidentes a cada mês, não só no nosso município, mas em todo o Estado, observamos que é de extrema importância que um órgão público não pode se omitir e deve ir para as ruas com ações planejadas, com o intuito de diminuir esses indicadores, reduzindo os acidentes", destacou.


Ações da campanha serão realizadas na intenção de sensibilizar os jovens para a seriedade de um trânsito mais seguro e, para isso, blitz educativas estão sendo feitas próximo às faculdades, e panfletagens, apresentações teatrais, e palestras com temas relacionados ao trânsito, completarão a programação.


A secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Telles, declarou que a SMTT vem reforçar a necessidade do respeito ao cidadão e da precisão da educação no trânsito, pois, segundo ela, sem essa educação nada será possível fazer. "Chamamos o jovem para mudar essa história e fazer a diferença e peço que se construa junto à SMTT, a não violência no trânsito".


Um detalhe importante desse evento, é que ele ocorrerá no período da Semana Santa, e envolve a igreja, pois esse ano a Campanha da Fraternidade 2013 tem como tema o Jovem e seus atos. O padre Paulo Lima, Pároco das igrejas dos conjuntos Sol Nascente e Juscelino Kubitschek, reforçou a ideia de conscientização de se diminuir os acidentes.


"Quando se fala em acidentes se pensa na vida, por isso a SMTT teve uma ideia iluminada, e por ser uma semana tão importante para os cristãos, une esse conceito de mobilizar a sociedade em respeito à vida. Acredito que seja uma forma de conscientizar essa juventude que, ao invés de cair nas farras e consumir álcool, deve agir com cautela e ter momentos de meditação", esclareceu Pe. Paulo.


Representando o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, o vice, José Carlos Machado ficou muito satisfeito com a campanha e se mostrou muito confiante quanto ao resultado da ação e destacou que o objetivo é reduzir ao máximo esses acidentes. "Como foi verificado na pesquisa, os jovens até 30 anos são os mais vulneráveis. Trata-se de uma campanha que o poder público tem uma responsabilidade muito grande nesse processo, que é o de alertar a sociedade, pois algo só pode ser mudado se houver o direito de uso das vias que deve ser compartilhado com todos".


O vereador Lucas Aribé ressaltou que a importância desse tema é trazer à sociedade aracajuana reflexões e atitudes de forma emergente para que as pessoas tenham mais qualidade de vida no trânsito. "Isto é algo que envolve qualquer cidadão, independente de classe social, de cor, enfim. Acredito na força da juventude como uma ferramenta de transformação, por isso atitudes como essa fazem com que nós possamos investir na educação do trânsito e no respeito às individualidades", finalizou Lucas.


Nessa primeira edição, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, enfatizou que o evento é algo relevante para toda a sociedade. "A parceria da igreja é algo essencial para que essa educação seja desempenhada com sucesso. Se o jovem quiser, pode sim mudar a nossa história".



Contatos