Fotos: Silvio Rocha
13.04.13 18:13
Através da arte que o teatro contempla, um grupo de jovens atores levou humor e responsabilidade social à comunidade do Lamarão na manhã deste sábado, 13, durante a terceira edição do projeto municipal Prefeitura nos Bairros. Trata-se do grupo do Centro de Educação e Trânsito (CET) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), 'Condutores da Educação e Segurança' (Cones).
Com humor, a apresentação levou conscientização sobre a responsabilidade de todos enquanto membros da sociedade e que partilham o trânsito diariamente. A responsabilidade social foi apresentada para adultos, crianças e jovens que frequentavam as atividades do projeto Prefeitura nos Bairros, durante todo o dia.
Diversas paródias musicais e interações dinâmicas deram o tom das apresentações. Tendo como enfoque a necessidade de o condutor e pedestre ser atento às leis e prioridades no trânsito, a equipe dançou, cantou e, portanto, falou de temas sérios como a trágica estatística dos acidentes em decorrência do álcool e direção.
Para a coordenadora da companhia teatral Cones, Tetê Nahas, reconhecida por diversas encenações cômicas em todo o Estado, explica que os atores ensaiam diariamente para levar conceitos de forma lúdica e de fácil aprendizagem. A intenção maior é disseminar a máxima que gentileza gera gentileza. "Nós fazemos encenações cômicas, mas carregadas de seriedade, com a finalidade principal de alertar a população sobre os problemas nas ruas e avenidas da cidade", coloca Tetê.
O estudante Josué Santos aprovou a iniciativa em seu bairro. "É muito legal porque a gente aprendeu e não foi chato. Seria bom se a gente tivesse sempre esse tipo de apresentação para os nossos pais que sempre bebem e acabam subindo na moto", comenta.