Auto de infração em questão (Foto: Ascom/SMTT)
18.04.13 16:48
Em razão ao repercutido em redes sociais desde ontem, 17, sobre notificação gerada que não corresponde às informações de um veículo, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania, esclarece:
1) No momento em que o Agente de Trânsito fazia a notificação do veículo parado [foto], ele inseriu um dígito errado – ao invés de digitar o final da placa 65, trocou por 55. Isso gerou a notificação em outro veículo, alvo dos questionamentos;
2) Ao tomar conhecimento do fato, o setor responsável pelo processamento de autos da SMTT imediatamente o cancelou. A Assessoria de Comunicação do órgão entrou em contato com o proprietário do veículo na manhã de hoje, 18, para lhe pedir desculpas pelo ocorrido e, na oportunidade, o assegurou que não será necessária sua ida à instituição; uma vez que a própria se encarregará pelo cancelamento oficial do auto gerado por equívoco;
3) Assim, a SMTT reconhece a falha, tendo em vista que a autuação passa por um processo de digitação feita por humano, passível de erros. A instituição é composta por cidadãos de bem que têm paixão pelo trânsito, segurança e cidadania de Aracaju e tem transparência suficiente para reconhecer quando falha.
Independente de repercussão em redes sociais, o órgão já havia tomado as providências necessárias quanto ao cancelamento do auto em questão. Prova disso são os documentos [fotos] que registram as datas de notificação (08/04), de defesa prévia feita pelo próprio órgão ao detectar a falha (08/04) e do julgamento da notificação feito pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) da SMTT ao deferi-la em favor do proprietário do veículo em questão (12 /04).
Na oportunidade, a SMTT reforça seu papel de órgão fiscalizador, sempre respaldado em leis, atuando de forma convicta e séria, suscetível a erros e acertos, como qualquer instituição composta por cidadãos de bem e de valor.