24.05.13 13:15
Como uma das prioridades da nova gestão, a Mobilidade Urbana deu um importante salto com a assinatura do contrato de serviços e consultoria entre a PMA e o escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados. Através da integração entre a empresa e o trabalho da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), um projeto na área já está a ponto de ser desenvolvido de forma prática.
Com o prazo de conclusão previsto para nove meses, o projeto atende uma série de medidas para melhor suprir as necessidades de deslocamento da população de Aracaju, seja ela usuária de transporte público, individual ou alternativo, como bicicleta, por exemplo.
Em abril deste ano, o prefeito João Alves Filho recebeu uma equipe composta por 30 integrantes do grupo de arquitetos e associados do escritório Jaime Lerner. Na ocasião foram levantadas questões como novas vias, corredores exclusivos de ônibus, implantação do BRT, troca de toda a estrutura física dos terminais e abrigos de ônibus. "A intenção maior é dar mobilidade urbana à cidade, introduzindo no sistema de transporte público eficiência e qualidade, proporcionando comodidade aos usuários", ressaltou Georlize Teles, secretária de Defesa Social e Cidadania.
Durante a solenidade de assinatura do contrato com o escritório, o prefeito João Alves Filho fez questão de ressaltar o crescimento desordenado pelo qual Aracaju tem vivenciado e que, de forma direta, tem prejudicado o trânsito da cidade. "Há uma diferença entre crescer e inchar. Aracaju tem inchado. Crescer é quando se expande de maneira pensada e organizada e inchar é o oposto disso. Para isso, colocaremos em prática os novos projetos pensando na ordenação da nossa querida capital", destacou.
Cabe à Jaime Lerner Arqeuitetos Associados o projeto operacional dos corredores do BRT, análise do programa PAC-2, diretrizes para o processo licitatório do Sistema de Transporte Urbano (SIT) e Metropolitano (SIM) e adequações para o sistema de circulação dos corredores BRT.
A SMTT, no entanto, ficou encarregada de dar o maior suporte para a mobilidade urbana na cidade. Dessa forma, o projeto desenvolvido visa implantar novo sistema de semáforos, radares, câmeras de vigilância, totens e catracas nas estações do BRT/Terminais, Centro de Comando de Operações, mapeamento e cadastramento de sinalização viária, sistema de consulta de itinerários e analisadores de tráfego.
O projeto de mobilidade urbana ainda tem o objetivo de atender soluções de Alternativas para mobilidade por bicicletas de aluguel, ampliação e manutenção de ciclovias e bicicletários.
Ampliação e modernização
Como parte da estrutura que irá atender as adequações e sistemas promovidos pela Mobilidade Urbana, uma sede será construída para viabilizar a implantação dos novos sistemas como Central Semafórica Inteligente, Central de Monitoramento, Estacionamento Rotativo Web, fiscalização eletrônica, consulta de itinerário de ônibus online, monitoramento da frota de táxi e ônibus via GPS e gerenciamento de documentos eletrônico.
Com a sede, todos os sistemas serão acompanhados e fiscalizados tendo como intuito promover o melhor atendimento do serviço e integração das redes.
Incorporação Tecnológica
O Centro de Comando de Operações será mais um item a auxiliar na execução do plano de mobilidade urbana. Através dele será possibilitado o mapeamento e cadastramento da sinalização viária, sentido das vias, abrigos de ônibus, câmeras de monitoramento e equipamentos de fiscalização eletrônica.
Para que esse centro possa funcionar com êxito, equipes serão preparadas e todo um aparato tecnológicos de última geração será implantado.
A grande novidade virá para o usuário de transporte público. O plano de mobilidade possibilitará a consulta de itinerários diretamente através do aparelho de telefonia móvel. Além disso, avisos sonoros serão incorporados aos pontos de ônibus.
Engenharia de Trânsito
Mesmo com todo o aparato tecnológico, o trânsito vai precisar de uma engenharia que trabalhe a favor da mobilidade, por isso, será implantada a fiscalização eletrônica em postos de risco, previamente estudados, analisadores de tráfego e contagem volumétrica.
A engenharia de trânsito vai trabalhar ainda com readequações geométricas de interseções e retemporização semafórica de corredores e cruzamentos, revitalização da sinalização, como faixa de pedestres, por exemplo, em pontos estratégicos, além da revitalização da sinalização indicativa de bairros, solução alternativa para mobilidade por bicicletas de aluguel e ampliação e manutenção de ciclovias e bicicletários.
Implantação e operação de estacionamento rotativo
Outra novidade para a mobilidade urbana é a implantação e operação de estacionamento rotativo. Através dele o usuário utilizará tíquetes virtuais comercializado por telefone celular, internet e pontos de vendas fixos e móveis em locais estratégicos. Serão implantados ainda terminais inteligentes para a fiscalização e controle do uso de vagas, maior organização do fluxo de veículos e disciplina no uso do espaço público.
O aracajuano será beneficiado, com tudo, com o aumento da rotatividade e da oferta de vagas, comodidade através dos diversos meios de pagamento, eliminação de parquímetros, evitando a obstrução do passeio público e a atuação de atravessadores (flanelinhas), além do acréscimo do controle em tempo real da ocupação de vagas.
Abrigos
Em termos gerais, será o usuário de transporte público que mais se beneficiará. Nessa perspectiva, abrigos também serão reformados para atender às necessidades.
Através deles, uma das principais novidades será instalação de painéis eletrônicos para aviso sonoro e visual de chegada de ônibus e tempo de aproximação.
Para Nelson Felipe, superintendente da SMTT, a população só tem a se beneficiar. "O projeto já está aprovado e algumas etapas já estão em fase de teste. O nosso intuito é colocar em prática o quanto antes e finalizar no prazo de nove meses", concluiu.