Fotos: César de Oliveira
07.06.13 18:07
A falta de fluidez do trânsito aracajuano e os transtornos causados por esse problema motivou o vereador Dr. Gonzaga (PMDB) solicitar uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta sexta-feira, 7/6. O debate contou com a participação dos parlamentares Pastor Roberto Morais (PR), Agamenon sobral (PP), Adriano Taxista (PSDB), Emmanuel Nascimento (PT), Lucas Aribé (PSB), Max Prejuízo (PSB), além deles participaram do debate, representantes de órgãos de trânsito e do Meio Ambiente.
Dr. Gonzaga afirmou que sua intenção com a sessão é discutir de forma ampla o grave problema dos engarrafamentos que afeta todos os aracajuanos e que as ideias propostas na sessão possam se transformar em Leis que promovam maior fluidez no trânsito da capital. “Estudos mostram que congestionamentos não são exclusivos de grandes centros urbanos”, frisou.
Segundo o parlamentar, as ruas não estão preparadas para atender a demanda atual de carros e que uma alternativa extrema seria o rodízio de carros. Dr. Gonzaga disse ainda que é necessário incentivar as pessoas a deixarem seus veículos em casa e saírem de transporte público.
Para embasar o debate, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe apresentou aos presentes as intenções do órgão de trânsito para amenizar a situação. Entre as propostas estão, a criação de canaletas de trânsito destinadas a ônibus, reestruturação dos semáforos e volta dos radares.
Durante a sessão Lucas Aribé destacou a importância de se ter semáforos sonoros em Aracaju e sistema sonoro dentro dos ônibus apara deficientes visuais. O vereador aproveitou para parabenizar a explanação de Nelson Felipe sobre as pretensões da SMTT com relação à mobilidade urbana.
Na visão do Pastor Roberto Morais, a rotatividade de carros não é uma boa alternativa para garantir a fluidez do trânsito e como sugestão para facilitar o dia a dia da população, o vereador disse que os pontos de ônibus deveriam informar qual linha transita e os horários que o transporte público passa pelo local.
Max Prejuízo saudou a equipe da SMTT pelo trabalho que vem sendo realizado e para o parlamentar a licitação do transporte público e consórcio entre as quatro cidades envolvidas na grande Aracaju seria uma boa solução. Também defensor da licitação do transporte, o vereador Adriano Taxista ressaltou que tem-se que lutar pelo veículo público de qualidade.
Já Emmanuel Nascimento, acredita discussão sobre mobilidade urbana deve ser um ato constante entre os vereadores, a população e a SMTT. “Trânsito é gestão que deve ser planejado constantemente”, opinou. Para o parlamentar, deve-se ter mais guardas de trânsito nas ruas orientando e educando a população, já que existe a Lei/2010 que dispõe sobre a campanha permanente nas ruas da cidade.
Fonte: Câmara Municipal de Aracaju