Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

SMTT participa da elaboração da Semana Nacional do Trânsito




08.08.13 15:57

Fotos: Ascom/SMS


A coordenadora do Projeto Vida no Trânsito, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lijane Oliveira Santos Silva, participou, hoje à tarde, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de uma reunião para discutir a programação da Semana Nacional de Trânsito, que ocorrerá de 18 a 25 de setembro. O encontro contou com a participação de diversos órgãos, como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), e instituições como a Maçonaria.


Este ano, o tema da Semana Nacional do Trânsito será "Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas". Uma vasta programação está sendo elaborada, com a participação da SMS. Já ficou definido, por exemplo, que abertura do evento acontecerá no Sest/Senat, pela manhã, mas ainda está sendo definido quais serão os palestrantes.


A SMS, através do Projeto Vida no Trânsito, e outras instituições, integram o Comsepat (Comitê de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito). De acordo com Lijane Oliveira a participação da SMS nestas ações são importantes porque, quando mais se trabalhar para evitar acidentes no trânsito é muito melhor. "A redução de acidentes é fundamental", ressaltou Lijane.


Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram que no primeiro semestre do ano, ocorreram mais de 75 mil acidentes de trânsito no país. No mundo, morrem 1,3 milhão de pessoas no trânsito ao ano. No mesmo período, no Brasil, são registradas 21 mortes a cada 100 mil habitantes. Na Suécia, esse número é de 2,8.


Já, as indenizações pagas as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil aumentaram 28% no primeiro trimestre de 2013 em relação a igual período do ano passado. Em todo o país foram 124.846 benefícios pagos entre as três coberturas do Dpvat - morte, invalidez permanente e reembolso por despesas médico-hospitalares.

Contatos