Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Novos Agentes de Mobilidade Urbana participam de ação para educação no trânsito




09.08.13 20:15

 

Nesta sexta-feira, 9, os 90 excedentes do último concurso da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para Agente da Mobilidade Urbana da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, participaram da ação de educação para o trânsito no Colégio Santana, no conjunto Castelo Branco, como quesito avaliativo do curso de formação profissional iniciado no dia 29 de julho.


O objetivo da atividade prática é ensinar a crianças e adolescentes a importância da educação no trânsito e o respeito ao Código de Trânsito Brasileiro de forma lúdica. Para tal, os novos agentes foram divididos por equipes e promoveram jogos e brincadeiras específicos para as diversas faixas etárias e séries.


De acordo com a coordenadora da educação para o trânsito, Mônica Liberato, os novos agentes tiveram a oportunidade de unir o ensino teórico ou prático junto com as crianças. “Eles só sabiam que o tema era ‘educação para o trânsito’ e a faixa etária das crianças. A partir disso, tiveram quatro dias de planejamento para as atividades e hoje conseguiram passar uma mensagem muito boa”, confirma.


Na turma do 4º ano C, a Equipe Amor desenvolveu um jogo da memória com as principais placas de trânsito e ensinou o Rap do Trânsito, composto pelo Agente Souza. A professora Fabiana Santana, acredita que os alunos irão passar para os pais o que aprenderam. “Ao andarem com os pais é preciso que as crianças tenham consciência quanto à velocidade permitida e o respeito à faixa de pedestre”, diz.


Os alunos Nataniel Moraes e Maria Eduarda Silva, de 9 e 8 anos, respectivamente, participaram das brincadeiras e vão falar aos pais tudo o que aprenderam sobre educação para o trânsito na sala de aula. “Eu achei muito interessante o modo como eles ensinaram. Foi muito divertido”, comentou Nataniel.


Já na turma do 9º ano, o agente Carlisson Mesquita, ensinou sobre respeito ao próximo, sinalização, respeito à faixa de pedestre e às regras de acessibilidade. “Como futuros condutores eles são responsáveis pelo trânsito. É muito importante a questão da conscientização de forma lúdica para que eles conheçam sobre o trânsito”, conta.


Formação Profissional


Os novos agentes estão sendo preparados pela PMA em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) para desenvolverem as atividades de fiscalização, operação, educação e transformação do trânsito. A grade horária do curso possui 130 horas e duração de um mês. A previsão é que os novos Agentes da Mobilidade Urbana estejam nas ruas no final de setembro.



Contatos