Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Superintendente da SMTT participa do evento da CDL “Conversando Com o Lojista”




05.09.13 20:30

 

Nesta quinta-feira, 5, o superintendente Nelson Felipe, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, participou do programa "Conversando Com o Lojista", realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) e apresentou os projetos da SMTT para os sistemas de estacionamento rotativo, transporte e bicicletas públicas.


O encontro aconteceu na sede da CDL e reuniu representantes de juntas comerciais, lojistas e diretores da SMTT na intenção de debater os assuntos e tornar conhecido aos comerciantes o compromisso do órgão com a classe supracitada e a população aracajuana.


De acordo com o presidente da CDL, Samuel Schuster, os lojistas gostaram de conversar com o superintendente, principalmente sobre a questão das vagas de estacionamento disponíveis no Centro de Aracaju, no Siqueira Campos e bairro São José, além de dar sugestões para melhorias na área, beneficiando tanto os comerciantes quanto o cidadão que frequenta essas regiões.


"O superintendente tem uma disciplina muito grande. E quando o vi na televisão falando sobre estacionamento rotativo pensei em convidá-lo para esse programa. Muitas vagas de estacionamento no Centro são ocupadas pelos próprios lojistas e bancários, por um longo período de tempo, e não é isso que nós queremos. Gostaríamos que houvesse vagas para os nossos compradores", disse Samuel Schuster.


Estacionamento Rotativo


"O sistema será totalmente virtual. Para utilizar uma vaga de estacionamento o usuário não precisará mais de ticket ou moedas. Isso vai proporcionar maior organização de fluxo de veículos, compartilhamento justo das vagas, aumento da rotatividade e o aumento da circulação de pessoas no Centro, favorecendo o comércio local", explica o superintendente Nelson Felipe.


Sobre o cadastro de usuários, verificação da situação do veículo no estacionamento e venda de tickets, o superintendente disse que poderão ser efetuados pela Internet e aplicativos para smartphones. Para quem não tem acesso à Internet e/ou não possui um smartphone, a operação poderá ser feita em lanchonetes, restaurantes, lojas, armarinhos e outros estabelecimentos próximos às vagas de estacionamento.


A previsão é que até o final do ano seja feita a implantação do novo sistema de estacionamento rotativo. Todo levantamento dos locais foi realizado pela equipe de planejamento e sistemas da SMTT, sendo mapeadas ruas do Centro, São José, Siqueira Campos e áreas dos mercados, onde há grande movimentação de veículos.


Transporte Público


"Aracaju está quase preparada para receber o BRT [Bus Rapid Transit]. Já temos corredores praticamente prontos, faltando apenas a adequação. No projeto temos quatro corredores no sentido sul/norte e mais quatro no sentido leste/oeste. Os veículos serão equipados com GPS, a bilhetagem será eletrônica, assim como o sistema de consulta de itinerários", explica o superintendente.


Para a implantação do BRT há no projeto a construção de estações para embarque e desembarque, reformas de terminais e novos abrigos nos pontos de paradas de ônibus. A intenção da SMTT é que tanto os ônibus convencionais quanto os BRTs funcionarão de forma integrada para facilitar a locomoção do usuário entre as estações.


Outro projeto para transporte público é a implantação do Sistema Samba de compartilhamento de bicicletas, que deverá funcionar com o patrocínio de empresas privadas e promoverá a socialização entre os usuários, além de melhorias na saúde e aproveitamento das ciclovias já existentes na cidade.


Após a explanação do superintendente sobre os temas, os comerciantes fizeram um "pinga fogo", conhecido jogo de perguntas praticado por eles a todo convidado do "Conversando Com o Lojista". Também parabenizaram a SMTT pelos projetos e desejaram sucesso nas futuras ações.

Contatos