Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

SMTT abre Semana Nacional de Trânsito com ação de impacto na Beira Mar




18.09.13 21:37

 

A coordenadora de Educação para o Trânsito Monica Liberato. Foto: Ascom/SMTT

Quem passou nesta quarta-feira, 18, pela Rotatória do Caju, na avenida Beira Mar, ficou surpreso com a cena que viu. Três tipos de modais acidentados, moto, bicicleta e carro, foram expostos no local pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e parceiros com o objetivo de impactar os condutores para os riscos de acidentes.


No local, o Grupo ‘OS CONES’ de Teatro da SMTT fez a simulação de acidente, onde aconteceram três mortes, e membros do Comsepat distribuíram panfletos e adesivos para os condutores que trafegavam na avenida. A ação foi a primeira de uma série de atividades educativas que serão realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito", entre os dias 18 e 25 deste mês.


De acordo com o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, o órgão pretende alcançar os aracajuanos principalmente quanto ao perigo de misturar bebida alcoólica com direção. “Mostrar essa cena é muito importante para que as pessoas percebam os riscos que correm quando não respeitam as regras de trânsito e a Lei Seca, ingerindo álcool e colocando vidas em risco”, diz.


Mais de 60 pessoas participaram da ação. Agentes da SMTT, Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e membros integrantes do Comsepat foram mobilizados. Muitos condutores, pedestres e até mesmo ciclistas que passavam pelo local queriam saber se algo grave havia acontecido e demonstraram preocupação com as supostas vítimas envolvidas.


Foi o caso do pedestre, Alan Guilherme, que estava fazendo caminhada no calçadão da Treze de Julho e ficou preocupado com o que viu. “Primeiro eu tentei descobrir como tinha acontecido o acidente. Senti remorso depois, pois percebi como somos frágeis. Ainda estou tirando minha CNH e vou me tornar mais cuidadoso agora, ainda mais que tive dois primos que morreram em acidentes”, comenta.


A coordenadora de educação para o trânsito da SMTT, Mônica Liberato, disse que o objetivo da equipe foi alcançado. “O álcool é o fator de risco que mais causa acidente em níveis mundiais. Algumas pessoas só conseguem criar mudanças de comportamento a partir do impacto, de sentir na pele, em ver de perto uma situação desse nível”, explica.


Comsepat


Para consolidar a parceria com diversas instituições da sociedade, foi criado o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), por meio do decreto 3.470, de 23 de maio de 2011. Com 42 entidades, o Comitê é hoje um grupo aberto à sociedade, que tem por objetivo principal intensificar as ações de proteção às pessoas vulneráveis no trânsito.


A Semana Nacional do Trânsito acontece em Aracaju devido à participação ativa do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) de Aracaju, composto por 42 entidades.


Toda a programação da Semana Nacional do Trânsito está disponível no portal da SMTT .


Contatos