Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Semana Nacional do Trânsito envolve sociedade




19.09.13 17:37

 

O autônomo Jorge acha a iniciativa da Semana Nacional do Trânsito válida (Fotos: SMTT/Aracaju)

A programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que tem o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito", segue com atividades espalhadas pela comunidade com o objetivo de alcançar os diversos públicos, conscientizando sobre os cuidados no trânsito. Em Aracaju, o evento é uma iniciativa do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), composto por 42 entidades, e segue com atividades até dia 25.


Na manhã desta quinta-feira, 19, a força tarefa da SNT se reuniu na avenida Beira Mar, no cruzamento semaforizado que dá acesso ao bairro Farolândia, para distribuir material informativo sobre segurança no trânsito, como panfletos e adesivos.


O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe da Silva Filho, acredita no empenho do órgão para diminuir as estatísticas de acidentes e mortes que envolvem, principalmente, os jovens. “A ingestão de álcool ainda é uma das principais armas contra a vida de quem vai conduzir um veículo – e a de terceiros que trafegam pelo local. Respeitar a lei e a sinalização é um gesto de amor à vida. Precisamos mudar a realidade das estatísticas e a SMTT tem contribuído com diversas ações educativas, campanhas e projetos que envolvem desde crianças até adultos”, analisa Nelson Felipe.


Para o autônomo que passava pela ciclovia da Beira Mar no momento da campanha educativa, Jorge Santos, a ação é mais que válida. “Acho necessário. Quanto mais informação, quanto mais apoio dermos e mais frequência houver as campanhas de educação no trânsito, mais haverá reconhecimento do povo e entendimento. Assim é possível conscientizar a população e melhorar mais a fluidez. É como eu digo: quanto mais educação no trânsito, menos acidente ocorrerá”, avalia Jorge.


Já o advogado Jorge Melo, a Semana Nacional do Trânsito é necessária para lembrar as pessoas sobre seus deveres enquanto cidadãos que compartilham as vias da cidade. “Acho muito gloriosa, é uma atitude que todas as instituições deveriam tomar a fim de trazer benefício da população como um todo”, conta.


Programação SNT


Na sequência, para esta quinta-feira, 19, o Comsepat se organiza e monta um ‘Comando de Atendimento em Comunidades’. Das 9h às 17h acontece na Escola Estadual Governador Valadares, no bairro 18 do Forte. O evento contará com a participação de diversos órgãos municipais e estaduais que irão prestar serviço aos alunos e familiares da instituição de ensino.


Às 19h é vez de palestra educativa na Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), com psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde. Toda a programação da semana, você confere no Portal .


Contatos