Foto: Ascom/SMTT
03.10.13 19:44
Nesta quinta-feira, 3, o superintendente de transportes e trânsito de Aracaju, Nelson Felipe, reuniu-se com representantes das entidades comerciárias para avaliação do projeto de estacionamento rotativo no centro da cidade. A reunião aconteceu na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e estiveram presentes membros da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE); Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL).
Para o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, é importante que haja a interação do órgão e os comerciantes, pois juntos pensarão em como proporcionarão aos aracajuanos mais conforto para ir ao centro comercial. “Queremos facilitar o estacionamento para os frequentadores do Centro, melhorar a mobilidade urbana da cidade e criar corredores livres para o tráfego de veículos”, explicou.
O presidente da CDL, Samuel Schuster, concorda com a implantação do sistema de compartilhamento de vagas, até mesmo para inibir a cobrança indevida de estacionamentos particulares. Ele apresentou questões a serem avaliadas quanto à implantação do novo sistema, principalmente à frequência de clientes. “Eu tenho que defender o comércio. O apelo que eu faço é que não haja proibição de estacionamento e locais para parada, embarque e desembarque de pessoas”, apontou.
De acordo com o superintendente, Nelson Felipe, os comerciantes não precisam ficar preocupados, pois todo o sistema está sendo estudado para não haver prejuízo nem para os lojistas, nem para os clientes. “O estacionamento irregular será proibido. Para isto, serão destinados locais específicos para o compartilhamento das vagas. Os pontos de parada continuarão sendo permitidos”, disse.
Ele diz ainda que todas as mudanças em que a SMTT vem trabalhando são para mudar a cultura sustentada pelo sergipano, apresentando alternativas sustentáveis. “Fazer com que o cidadão entenda que se não há vaga em determinado local, há uma outra logo adiante. E o sistema vai mostrar onde ela está, evitando que o usuário fique procurando por vagas”, concluiu.