Fotos: Sergio Silva
04.10.13 11:03
Para garantir que o fluxo de veículos seja realizado de forma racional e seguro a Prefeitura de Aracaju deu inicio à readequação da avenida Hermes Fontes, no trecho localizado entra as ruas Ulisses Maynard e Euclides Paes Mendonça, no bairro Suíssa. A obra, dotada de importantes aspectos da engenharia de tráfego, trará importantes impactos positivos para a infraestrutura e a mobilidade urbana em uma região que interliga importantes áreas da capital.
Na noite desta quarta-feira, 2, com as presenças de engenheiros da Empresa de Obras e Urbanização (Emurb), técnicos e agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), foram feitas as primeiras intervenções no local. O canteiro central da avenida começou a ser retirado para a construção do novo acesso. O projeto conta ainda com a instalação de um semáforo no local.
De acordo com Sandoval Batista, engenheiro e coordenador de operações da Emurb, a readequação geométrica criará um novo corredor de trânsito e evitará engarrafamentos em horário de maior fluxo. "Com essa readequação, será possível acessar Hermes Fontes, tanto pela rua Ulisses Maynard, quanto pela Euclides Paes Mendonça. Isso vai evitar transtornos aos motoristas e comodidade ao moradores da região", afirma.
Uma equipe da Diretoria de Planejamento e Sistemas da SMTT também está envolvida na obra de reordenamento do trânsito na avenida. O diretor do departamento, Francisco Navarro, explicou que com o retorno e um ponto de parada de ônibus próximos, o trânsito fica retido em diversos horários do dia. "São duas faixas na Hermes Fontes, como o volume de carro é muito grande a fila para o retorno passa do recuo de retorno e acaba ocupando uma das faixas da avenida", disse.
Outro motivo para a mudança é a construção do corredor para BRT [Bus Rapid Transit], que segundo o diretor da SMTT não pode sofrer interrupções, a não ser de cruzamentos. "Por isso, vamos fechar esse retorno. O condutor que vier pela Hermes Fontes, sentido Centro, deverá entrar na rua José de Faro Rollemberg, depois vai fazer o laço na rua Teixeira de Freitas e subir pela Euclides Paes Mendonça. Após isso, poderá seguir pela Hermes Fontes. Já quem vier pelo sentido contrário, deverá entrar na rua Nossa Senhora das Dores ou na Dom Bosco e fazer o laço e adentrar na Hermes Fontes", explica.
Ainda segundo Sandoval Batista, esse projeto foi idealizado há mais de 20 anos, mas nenhum gestor havia tido a iniciativa de implementá-lo. "Várias gestões se passaram sem que fosse resolvido o problema com a readequação ali na área", ressalta. Outro ponto destacado pelo engenheiro é que, com esse novo acesso, o retorno que fica próximo ao McDonalds será fechado.