Fotos: ASCOM/SMTT
07.10.13 18:45
O Centro de Educação para o Trânsito (CET) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) esteve lotado na manhã desta segunda-feira, 7. Isso porque alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alcebíades Melo Vila Boas foram recebidos para a abertura da Semana da Criança, promovida pelo CET. A ação terá continuidade até a próxima sexta-feira, 11, e deve alcançar cerca de 600 crianças de escolas municipais.
No local, foram criados vários ambientes lúdicos. Sala de cinema, oficinas de dobradura de papel, desenho, pintura, espaço para jogos, pipoca e algodão doce. Tudo preparado para apresentar as regras e as leis do trânsito aos alunos da rede municipal de ensino, como também promover um dia de diversão para crianças de bairros carentes de Aracaju.
A secretária municipal de defesa social e da cidadania, Georlize Teles, participou junto com as crianças da exibição de um desenho educativo e alertou que elas precisam ser olhadas com atenção pelos educadores, pois são multiplicadores de conhecimento. "Não é raro uma criança que tenha a informação do trânsito questionar os pais quando estes transgridem algumas das regras estabelecidas. Elas acabam chamando os pais à responsabilidade. Isso ajuda a fomentar uma postura cidadã daquelas pessoas e é multiplicado na sociedade", apontou.
De acordo com a coordenadora de educação para o trânsito, Mônica Liberato, o CET irá receber cerca de 120 crianças carentes por dia. "Essa Semana da Criança está voltada para alunos da rede municipal de ensino com idade entre 3 e 10 anos de idade. Elas vão passar a semana inteira se divertindo. Vamos trabalhar os temas de trânsito para as crianças, em forma de brincadeira, para que elas possam ser futuros motoristas responsáveis e, com isso, reduzir o número de acidentes", informou.
A professora da EMEF Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, Mayra Theodoro, disse que seus alunos ficaram animados quando souberam que participariam da Semana da Criança no Centro de Educação para o Trânsito da SMTT. "Cada dia que passa vemos muitos problemas no trânsito e, como eles são crianças, é bom conscientizá-los desde agora para quando cresceram tenham maturidade e consciência de saberem os seus direitos e deveres", concluiu.
Para o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, envolver as crianças nas questões do trânsito com brincadeiras e diversão é um dos focos do órgão. "As crianças serão os próximos motoristas, motociclistas e ciclistas. E eles, tendo a educação voltada para o trânsito, certamente terão mais consciência quando forem adultos. Toda a base está aqui, na criança. Quando são bem educadas tornam-se adultos responsáveis e dessa forma contribuem para um trânsito melhor", atestou.