Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

SMTT inicia ‘Operação Trânsito e Cidadania’ em bairros da capital




23.10.13 19:57

Apresentação do Grupo ‘OS CONES’ de Teatro da SMTT Foto: Ascom/SMTT


Teve início nesta quarta-feira, 23, na avenida Euclides Figueiredo, no bairro Japãozinho, a ‘Operação Trânsito e Cidadania', realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania. Uma força tarefa de agentes de trânsito e da educação para o trânsito esteve no local fazendo abordagem de veículos com o objetivo de disciplinar os condutores quanto à obediência às regras de trânsito.


Simultaneamente acontecia apresentação do Grupo ‘OS CONES' de Teatro da SMTT, para crianças entre um e cinco anos de idade da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Dr. José Augusto A. Savazine, localizada na avenida. Os alunos participaram do espetáculo ‘Se Essa Rua Fosse Minha', sendo apresentadas às diretrizes de trânsito que tipificam as vias, como BRs e seus limites de velocidade.


De acordo com o coordenador de trânsito, capitão PM Cledyvan Siqueira, a ação deverá acontecer semanalmente em diversos bairros de Aracaju e seguirá conforme planejamento durante o mês de novembro. "Hoje começamos com a ‘Operação Trânsito e Cidadania' no Japãozinho e Porto D'antas. Ela consiste em trabalhar a parte de educação para o trânsito nas escolas, e nas imediações do bairro trabalharemos a questão da importância dos itens de segurança. Os agentes farão a parte de fiscalização", informou.


A operação aconteceu no local por cerca de uma hora e meia, na avenida e cruzamentos dos bairros. Segundo o coordenador de trânsito, cinco outros bairros foram selecionados, onde a ação deverá acontecer. "Em outubro, será no bairro São José, devido ao fluxo de veículos e a parte dos estacionamentos. Em novembro, a operação vai acontecer no 18 do Forte, Bugio, Santos Dumont e Augusto Franco, pois são bairros populosos que devemos atender", disse.


O militar Ederaldo Franca seguia pela avenida e parabenizou a SMTT pela iniciativa, pois a julga importante para conscientizar a população. "Esse tipo de fiscalização deve acontecer constantemente. Isso evita carro roubado, acesso de algumas pessoas e, acima de tudo, essas são coisas que precisam ser coibidas", comentou.


Grupo ‘OS CONES'


No refeitório da EMEI Dr. José Augusto A. Savazine, mais de 30 crianças assistiram a apresentação do Grupo ‘OS CONES' de Teatro da SMTT. A coordenadora pedagógica da escola, Valdemira Santos, disse: "diante de tanta violência que estamos vendo no trânsito essa iniciativa vai levar, através da diversão e de forma mais fácil, orientações sobre o trânsito. Dessa forma lúdica, as crianças vão entender e passar para os pais também".


Haverá ainda outra apresentação do grupo no EMEI do bairro Japãozinho, às 15h. Dessa vez para crianças entre 4 e 5 anos.

Contatos