13.11.13 18:21
Com o objetivo de promover um dia de luto pelas 82 vítimas de acidentes de trânsito no ano de 2013 na capital sergipana, o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) de Aracaju, realizará na próxima segunda-feira, 18, duas ações de impacto na cidade. Ambos os atos são alusivos ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, oficialmente comemorado no terceiro domingo de novembro.
Pela manhã, a partir das 8h, o Comitê fará blitz educativa na avenida Tancredo Neves, em frente ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Às 15h, será realizada outra blitz. Desta vez, na Rotatória do Caju. Ressaltando que as intervenções receberão apoio de Agentes de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
De acordo com coordenadora de educação para o trânsito da SMTT, Mônica Liberato, "no primeiro momento, faremos um trabalho de distribuição de fitilhos pretos lá na frente do Huse para serem utilizados como broches ou amarrados nos punhos, que simbolizarão o luto pelas vítimas. Antes disso, na madrugada do domingo, iremos colocar 82 cruzes na Rotatória do Caju. Quando amanhecer, as pessoas que passarem pelo local entenderão aquela mensagem. No finalzinho da tarde da segunda-feira, acenderemos velas, que estarão atrás dessas cruzes. Ali faremos um ato simbólico, parecido com o que fizemos na abertura da Semana Nacional de Trânsito este ano".
Missa
Na quarta-feira, 20, às 19h30, será celebrada uma missa na Catedral Metropolitana, pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa. A coordenadora das ações fez ainda um convite aos parentes das vítimas ou pessoas que já se envolveram em acidentes de trânsito. Para ela, é importante que elas participem dos eventos que serão realizados nesse dia.
Comsepat
Para consolidar a parceria com diversas instituições da sociedade, foi criado o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), por meio do decreto 3.470, de 23 de maio de 2011. Com 42 entidades, o Comitê é hoje um grupo aberto à sociedade, que tem por objetivo principal intensificar as ações de proteção às pessoas vulneráveis no trânsito.