Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Operação, trânsito e cidadania: projeto educativo que humaniza




04.12.13 18:50

Campanha interage diretamente com a comunidade (Fotos: Ascom/SMTT)

A comunidade do bairro Lamarão recebeu na manhã de hoje, 4, o projeto ‘Operação, Trânsito e Cidadania”, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (Cet) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania. O tema desta edição foi o período festivo, próprio do mês de dezembro.


De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Mônica Liberato, o discurso é permanente, focado na conscientização da população para o uso correto dos dispositivos de segurança e respeito às leis. “Mas em decorrência das festas de fim de ano, pedimos cuidado redobrado para as pessoas passarem o Natal e a virada de ano com saúde, ao lado de suas famílias”, pontua Mônica.


Segundo ela, dezembro é um mês de alta no índice de acidentes de trânsito em Aracaju. “Por isso que abordamos motoristas e lembramos como é perigosa a mistura da direção com a ingestão de álcool, ainda mais neste período de festas, onde há muita gente circulando o tempo todo nas vias”, finaliza.


Para o aposentado João Batista, esta operação é necessária e interessante porque é feita olho no olho, com tato entre as pessoas. “É muito importante que aconteça, inclusive, mais vezes por toda a cidade. Chegar aqui no Lamarão foi muito bom, ainda mais que nessa região a gente já viu de tudo acontecer por causa do excesso de velocidade e desrespeito mesmo às leis. Essa forma de chegar é diferente e muito interessante, humaniza mesmo”, considera João.


Quem também apoia e adere à campanha é o vendedor Evanildo Moraes Costa. Ao lado de sua esposa no carro, ele demonstra satisfação em ser abordado pela equipe de educação para o trânsito da SMTT. “Acho que é importante porque informação nunca é demais ou exagero. Excesso mesmo é quando não se respeita lei”, avalia.


Após a abordagem corpo a corpo na população motorizada que passava na avenida Euclides Figueiredo, no bairro Lamarão, a equipe de fiscalização da Diretoria de Trânsito de Aracaju, composta por Agentes de Trânsito, realiza uma operação mais assertiva em relação ao cumprimento das leis.


“Nós entramos para operacionalizar a campanha. Então se o cidadão não compreende a mensagem passada pela equipe educativa, nosso papel é o de fiscalizar, autuando pela infração e até mesmo, a depender do caso, guinchar o veículo do local proibido. É muito comum, nesse momento em que participamos da operação, ver as pessoas saírem desesperadas de suas residências ou trabalhos para fazer a retirada do veículo irregular. Interessante, de fato, seria se não precisássemos chegar a esse ponto. As pessoas ainda não se deram conta do impacto que causam ao infringir a lei”, avalia o diretor de trânsito de Aracaju, capitão José Luiz Ferreira.


A ação é semanal, acontecendo todas as quartas-feiras e a cada edição um bairro é contemplado. Por conta justamente do calendário especial voltado para as festividades de dezembro, a próxima edição da “Operação, Trânsito e Cidadania” a acontecer será a última do ano.

Contatos