Abordagem é feita pela equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (Fotos: Ascom/SMTT)
05.02.14 17:59
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, realizou mais uma edição do projeto Trânsito e Cidadania na manhã desta quarta-feira, 05, lembrando do respeito da lei de circulação. A comunidade do bairro São José foi a contemplada da vez com abordagens educativas.
De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito (Cet) da SMTT, Mônica Liberato, a escolha da localidade também se dá em conjunto, com o intuito de detectar os trechos mais movimentados e necessitados da intervenção educativa. "O legal é que é uma ação itinerante. Passamos cerca de uma hora no local com essa operação e depois nos deslocamos a outros pontos que precisem da ação educativa e de fiscalização. As atividades são voltadas para auxiliar na segurança viária das pessoas", considera Liberato.
Para a estudante Carol Prudente, a abordagem individualizada nos veículos a cada momento em que o semáforo fecha é interessante para tentar aproximar a população da cidadania. "Esse tipo de campanha funciona bastante, ainda que tenha um efeito mais tardio, mas é importante", conta.
O artista plástico Charles Henri aprova a atitude da SMTT em interagir diretamente com a população. "Acho ótimo! Tem que ter sempre mesmo para que o trânsito seja respeitado sempre e por todos", afirma. Já o motorista Mauro Lázaro acredita na força que esse contato tem. "O resultado final desse empenho da SMTT é, sem dúvida, a redução de mortos e acidentes".
A ação
A equipe da Cet fica responsável por orientar as pessoas quanto à importância do uso da sinalização vertical no momento da travessia, para que se torne segura. Para que as ocorrências de acidentes minimizem, este mesmo grupo também aborda condutores de veículos e motocicletas. Caso o cidadão resista após a abordagem educativa, insistindo em permanecer no erro, como estacionado em vaga destinada a idosos e pessoas com deficiência, ou sequer respeite a sinalização do local, a equipe de fiscalização entra em cena com Agentes de Trânsito.